Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Meu Japão

  BlogsMeu Japão › Tokyo Motor Show: eu fui!


 

« Quanto custa um cappuccino?

Tokyo Motor Show. De novo! »

 
26 Out, 2007

Tokyo Motor Show: eu fui!

Ewerthon Tobace

O Salão de Automóveis de Tóquio (Tokyo Motor Show, no nome original) começa neste sábado, dia 27, mas eu já estive por lá.  Nos dias 24 e 25, a feira foi aberta especialmente para os jornalistas. E, hoje, para profissionais da área e convidados.

Ontem, às 9h da manhã eu estava na porta do Makuhari Messe, só esperando um colega. Saímos de lá às 18h, porque não era permitido ficar mais. Andamos tanto, fotografamos tanto, conversamos tanto que mal tivemos tempo para comer. E olha que tínhamos almoço de graça!

Essa é a vantagem da nossa profissão. Ganhamos pouco, trabalhamos demais, mas nos divertimos muito. E temos regalias também.  Jornalista não paga entrada, nem refeição (lanche, sim!), nem guarda-volumes.  E o melhor: não temos de enfrentar aquele empurra-empurra típico dessas feiras gigantes - o Tokyo Motor Show é a segunda maior feira de automóveis do mundo.

Ferrari, Porshe, Mercedes, Suzuki, Toyota, Honda e cia estavam todos ali, na nossa frente. Podíamos olhar, tocar, entrar em cada carro. Sem fila, sem estresse. Só não vimos todos porque isso levaria dias. São 520 automóveis, caminhões, ônibus e motos expostos em 4 pavilhões gigantescos e, ainda, no Parque Makuhari Kaihin que fica em frente ao Makuhari Messe. Não é à toa que a feira vai até o dia 11 de novembro. É muito grande!

Não tivemos tempo de ver nem 1/4 do que queríamos, mas vimos os principais carros-conceito - aqueles fabricados apenas para exibição - e testamos os carros ecológicos e também as novas tecnologias no sistema de freios. Nesse último caso, o atendente nos perguntou: Mercedes, Mazda, Toyota, Honda ou não sei o quê? Ó dúvida cruel! Primeiro, escolhemos o Toyota, depois mudamos de idéia e ficamos com um Mazda . No final do teste, me arrependi: por que não escolhemos aquele Mercedes ali? 

Detalhe: não dirigimos. Testamos como co-pilotos. A idéia era testar, ainda, os carros de aventura, mas faltou tempo. Pelo menos, deu para brincar um poquinho com o PlayStation 3. A Sony montou um estande com o jogo Grand Turismo 5 Prologue , que nem chegou ao mercado. Imagino o tamanho da fila a partir de amanhã. Ontem, havia apenas três ou quatro pessoas na nossa frente (^o^)/

Domingo, quero voltar lá. Afinal, preciso fazer mais fotos e mais entrevistas. Vou escrever uma reportagem para uma revista que será lançada mês que vem, em Beagá (traduzindo o mineirês: Belo Horizonte/MG). Depois conto os detalhes.

Mais fotos aqui.

Postado por Karina Almeida | 22 comentários

Comentários

  1. Ewerthon @ 26 Out, 2007 : 15:41
    O legal do Tokyo Motor Show deste ano é a preocupação com o meio-ambiente. Quase todas as montadoras apresentaram possíveis "soluções" para o problema da poluição. O x da questão ainda continua sendo o elevado custo para fabricação destes "carros verdes". Ai eu me perguntou porque o Brasil não participa da feira e mostra o quanto está avançado no desenvolvimento de combustíveis não-poluentes. Apesar de que, no caso do álcool, as queimadas dos canaviais também não contribuem em nada com o aquecimento global... é o jeito é andarmos mais de bicicleta!

  2. Marcelo @ 26 Out, 2007 : 16:56
    Obrigado por compartilhar toda esta quantidade de fotos dos carros da feira.

  3. Karina Almeida @ 26 Out, 2007 : 21:58
    PARA MARCELO. hahaha... voce eh otimo! mil desculpas, o sistema de atualizacao desse blog nao eh muito simples e eu ainda nao consigo colocar mais de uma foto nos posts. mas tem jeito sim e eu vou resolver isso logo ta? tambem nao me conformo... disney e tokyo motor show com uma foto so?? snif, snif, snif...

  4. Marcelo @ 26 Out, 2007 : 22:47
    Resolvido: www.flickr.com

  5. Karina Almeida @ 27 Out, 2007 : 01:46
    PARA MARCELO. ok, hoje a noite (horario japao)prometo publicar mais fotos ta?

  6. Sarah @ 27 Out, 2007 : 13:47
    Suge! Ô vontade! Valeu por você deixar a gente com água na boca! XD. Ah, fala o nome da revista de bh pra nóis (Também sou mineira, sô!)

  7. Karina Almeida @ 27 Out, 2007 : 15:44
    PARA EWERTHON. bem lembrado! cadeh o brasil??

  8. Karina Almeida @ 27 Out, 2007 : 15:48
    PARA MARCELO. ai, eu adoooooro escrever. escrevo 10 posts por dia se voce quiser, mas me estresso com esse negocio de publicar fotos! arghhh... sao quase 2h da manha e nao conseguir colocar as fotos aqui como eu queria. eu tento amanha de novo, ok?! m(_ _)m. enfim, mas eu gosto das suas sugestoes. legal mesmo! brigadissima :D

  9. Karina Almeida @ 27 Out, 2007 : 15:50
    PARA SARAH. uai, c tambem eh mineira?? que legal! eu conto ja, ja! espera so mais um "tiquin" :P

  10. Marcelo @ 27 Out, 2007 : 16:38
    O Brasil não sabe nada de biocombustível. A imprensa tá enganando quando fala biocombustível brasileiro. Por que digo isso? Vão destruir florestas inteiras em nome do "biocombustível", acabando com a biodiversidade. Sobre as fotos, é só criar uma conta no flickr, enviar, e colocar o link pra todos verem...

  11. Marcelo @ 27 Out, 2007 : 16:48
    blergh... essas fotos não são "clicáveis"!!! Ficam sem graça assim...

  12. Uberlan @ 27 Out, 2007 : 21:30
    Oi, Karina! Diz aí: Que tipo de carro vende mais no Japão? Já dirigiu um daqueles pequenininhos, os kei jidosha? Cabe um brasileiro neles?

  13. Karina Almeida @ 27 Out, 2007 : 23:46
    PARA MARCELO. sim, sim... eu coloquei algumas fotos no flick, mas nao tive tempo de ajeitar sabe... mas vai vendo aih. sao so 30 ta? e clicaveis, claro :) www.flickr.com/photos/meujapao

  14. Karina Almeida @ 27 Out, 2007 : 23:54
    PARA UBERLAN. ai meu deus, nao sei... mas acho que sao os pequenos mesmo. a suzuki, especialmente, aposta muito nos carros pequenos. a honda tb, que tem como xodo o honda fit. mas o que me chamou atencao nos carros daqui eh a grande variedade de modelos e o fato de a gente nao ver carro velho na rua. no brasil, na mesma rua, ao mesmo tempo, tem aquele moooonte de gol, de vectra, palio e cia ne. aqui nao vejo isso! ah, eu ja andei como carona. mas nunca dirigi aqui. sabe pq? minha carteira de motorista ta vencida e meus amigos que tem carro nao me deixam dar nem uma voltina no quarteirao. snif, snif, snif... mas ainda nao perdi a esperanca :P ultima coisa: mas em toquio, a gente nem sente falta de carro. andar de metro eh super pratico! e nao tem estresse com transito, nem estacionamento :)

  15. Marcelo @ 28 Out, 2007 : 00:24
    Nem tem o que arrumar lá... ficou tri! ///// É muito comum no Japão carros com LCD que nem nessa foto http://www.flickr.com/photos/meujapao/1776529726/ ?

  16. Uberlan @ 28 Out, 2007 : 12:47
    Não pode dirigir? Que chato! Apesar do bom transporte público e do pouco espaço, há quem compre carros do tipo Mitsubishi Pajero! Consegue achar a resposta para esta pergunta: Antigamente os carros japoneses tinham os espelhos retrovisores instalados lá na frente do carro ao invés de ser nas portas. Por que era assim? Conhece alguém que saiba?

  17. Uberlan @ 28 Out, 2007 : 13:04
    Por falar em carros pequenos, bem que os japoneses poderiam peitar os americanos e divulgar mais esses carrinhos para o mundo ao invés de ir na onda deles fabricando monstrengos do mesmo tipo.

  18. Karina Almeida @ 28 Out, 2007 : 14:16
    PARA MARCELO. tri? voce eh gaucho? trilegal! bom, o carro da foto eh um modelo ecologico, a hidrogenio ne. por enquanto existem pouquissimos (alguns modelos tem 1 ou 2. outro modelo tem menos de 40) nas ruas. todos ainda estao em fase de testes. eles sao bons, mas falta reduzir o custo. sao beeem mais caros do que os carros comuns... ps: deu pra perceber que nao sei o que eh LCD ne. ai que vergonha! e nem da tempo de pesquisar agora. hihihi...

  19. Karina Almeida @ 28 Out, 2007 : 14:22
    PARA UBERLAN. talvez eles insistem nos carros grandes porque tem gente que gosta ne. eu mesma acho que carro grande eh melhor. a gente se sente mais seguro no transito, nao acha? carro pequeno da impressao de fragilidade, sei la. perto de onibus e caminhao entao... mas concordo que os japoneses precisam economizar espaco. vai ver eh por isso que as montadoras investem tanto nos pequenos. ah, essa do retrovisor nao sabia! vou perguntar. tenho um amigo peruano que mora aqui e sabe tudo de carro. passa la no blog dele: http://dantada.blogspot.com

  20. Uberlan @ 28 Out, 2007 : 17:03
    Obrigado, Karina, pela dica do blog. Mas é melhor mesmo você perguntar pra ele, não sei como fazer em espanhol.

  21. Afi @ 2 Nov, 2007 : 14:41
    Curioso!!!! Karina! Em todos os seus posts do seu blogue nunca fiquei com a impressão que você gostasse tanto de carros, como aparenta aqui. Ou foi só trabalho? Eu tento, juro que tento, não dar bola aos carros, mas...

  22. Francklin @ 23 Nov, 2007 : 13:30
    Legal seu blog Karina, sou de BH e estive no Tokyo Motor Show também, achei sua página em uma procura no google, se tivesse achado antes teria pedido a você algumas dicas de Tokyo !

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Karina Almeida, jornalista, 30 anos. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram mais de três. E agora, José?
 


Tags

academia  Akihabara  Alf  Alternativa  ameixa  aniversario  Anna  Ano  apartamento  arroz  Babylon  banana  banheiro  barrinha  BBC  beleza  bicicleta  biquíni  biscoito  blog  Bob  body  bonitoes  brasileira  brasileiro  brazilian  café  cafeteria  caloteira  cappuccino  carro  carros  casa  casaco  casal  cereal  chandelle  chiba  children  Children  chocolate  cinema  colchão  comida  contas  correio  cozinha  crise  Cube  cyndi  D40  danette  das  Day  de  depilação  desenho  despedida  dia  dinheiro  Disney  do  Drift  durian  e  Elle  emoticon  Esponja  estudo  Fantástico  filme  Filme  Finger  Five  foco  fofoca  forgaidos  fotografia  frio  frutas  frutos  fugu  Fuji  fukuda  Furiosos  futebol  futon  gafe  Galo  GAP  Gekirangers  gorro  Gossip  gravidez  gripe  GT-R  Gunma  Gustavo  hakuba  Hakuba  Halloween  hanami  Higashi  Honda  infantil  japonês  japonesa  jornal  judo  Kenji  lauper  livro  locadora  Lost  macacos  madonna  manequim  máquina  mar  Marcha  maruko-cha  melancia  meleca  meme  Meu  Midtown  ministro  Miyazaki  Monte  moto  Motos  mr  música  nada  Natal  neve  News  night  Nikko  Nikon  Nissan  niver  nome  novo  Novo  obama  óculos  omiyage  One  onsen  Ota  Outono  ovos  paraglider  parapente  parque  pequim  pêssego  Piece  pinto  piquenique  português  praia  presente  press  professora  propaganda  protetor  pub  remédio  revista  rock  Rodrigo  Ronaldo  s  Sakaguchi  Santoro  sazae-san  Sea  shabu-shabu  shop  shota  Show  sobremesa  solar  soleil  sonho  sou  Sptiz  sukiyaki  supermercado  taiko  tatuagem  tendon  terremoto  tokusatsu  tokyo  Tokyo  toquio  transsexual  Travelstar  Tsuchiya  tsukiji  ueno  ume  uva  Valentine  Vamos  Veja  Velozes  verao  wordpress  Yakult  yukata  Zero 

Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados