Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › Eles estão voltando


 

« Ficar ou voltar, eis a questão – primeira parte

 
15 Mar, 2009

Eles estão voltando

Nossa, faz muito tempo que nao entro neste blog. Peço desculpas a quem veio por aqui e não encontrou nenhuma atualização.

Bom, o que motivou a escrever de novo foi o fato que todos já devem estar sabendo pelo noticiário no Brasil: a crise econômica atingiu em cheio a comunidade como um tsunami.

Foi tudo muito rápido e muitos brasileiros acabaram perdendo não só o emprego como também o teto. Fiz algumas matérias para sites, com histórias destes dekasseguis que passam necessidade no Japão. Veja aqui, aqui e aqui.

É triste ver como a comunidade está ruindo, rápido. Mas também fico feliz de ver que a solidariedade dos brasileiros tenha aflorado neste momento crônico. No entanto, não posso deixar de falar que muitos (muitos mesmo) estão mais interessados em aparecer na mídia do que realmente botar a mão na massa e ajudar os necessitados.

Muita gente me pergunta: mas como é que esse povo não tem dinheiro guardado para uma emergência ou mesmo para comprar a passagem de volta ao Brasil. A explicação é simples: muitos destes que passam por necessidade estão há pouco tempo no Japão. Não tiveram tempo de se estabilizar financeiramente a ponto de começar uma poupança. O pouco dinheiro que tinham guardado, foi gasto com comida, aluguel, contas e afins. Lembrem-se de que o Japão é um dos países mais caros do mundo para se morar. Ganha-se bem, mas gasta-se também bastante.

Há ainda os casos daqueles que estão aqui há bastante tempo e já não tinham mais expectativa de voltar tão já ao Brasil. Esses investiam em uma vida social, uma casa com confortos e outros luxos que sempre sonharam ter e que no Brasil não tinham a menor chance de conseguir, como viagens ao exterior, carros caros e novos, aparelhos eletrônicos e toda bugiganga que enche os olhos dos turistas que vêm ao Japão.

Esses também sofrem com a crise. Mesmo tendo dedicado uma década de serviço a mesma empresa, foram demitidos sem dó nem piedade.

O Japão e as empresas estão erradas? Afinal, já que não há produção, como é que vão segurar um funcionário? Não sei a resposta, mas neste ponto eu concordo com o movimento sindical: em vez de cortar, eles deveriam ter negociado. Poderiam ter reduzido a jornada de trabalho, dado férias coletivas, diminuir o salário, enfim, ter negociado com o trabalhador.

Agora, o problema passou para o governo, que tem de se virar nos 30 para garantir que a população (japoneses e estrangeiros) não sofram mais ainda.

Vamos ver até onde vai essa história.

 

Postado por Ewerthon Tobace | 3 comentários

Comentários

  1. carlo @ 17 Abr, 2009 : 13:03
    Discriminaçào, esta, é a palavra que mais se encaixa dentro desta crise japonesa.Se a situaçáo náo for revertida, como ficaremos? O governo japonés, náo está fazendo muita questáo da presença de "nikkeis" brasileiros no Japáo pois, hoje com a crise, somos mais uma carta fóra do baralho. Dentre, tantas ajudas emergenciais, sempre váo aparecer novas formas para "tampar o sol com a peneira". Tanta boa vontade mas, efeitos práticos quase nada.....! abraços

  2. Ayumi @ 12 Jun, 2009 : 13:17
    Nem acredito....faltam apenas 6 meses para o final do ano! Ao findar o ano letivo costumava fazer meu balanço, este ano estou fazendo este balanço dia a dia, pois a situação não está fácil. Percebi uma situação de ambiguidade, empreiteiras estão dando prioridade para antigos funcionários nas recolocações nas fabricas e fabricas que contratavam pelas vias ¨diretas¨ não estão aceitando mais ex-funcionários. Desta maneira o que resta para aqueles que não se enquadram??

  3. julikiyo @ 13 Jul, 2009 : 06:00
    Olá! Meu nome é Juliana Kiyomura Moreno e há algum tempo sigo seu blog. É muito engraçado, mas como eu acompanho e leio seus relatos, não só compartilho uma deliciosa leitura como também sei bem sobre os sentimentos que te levam a narrar seu dia-a-dia pq já estive no seu lugar! Estou terminando meu mestrado na USP e gostaria muito de falar contigo. Por se tratar de um blog pessoal e de relato público na rede, eu o li e ele serviu de exemplo em minha pesquisa (juntamente com a análise dos posts de mais sete dekasseguis) já que desenvolvi minha tese sobre blogs de dekasseguis. Espero que vc tb fique feliz em saber que me ajudou sem ao menos nos conhecermos (ainda ne!)Podemos conversar,? Por favor, me passe seu email ou me escreva pra julikiyo@gmail.com. Na verdade estou com prazo bem apertado. Preciso entregar minha tese até dia 22 de julho pra imprimir e publicar ne. Será um prazer nos falarmos  Vc pode ver mais um pouquinho sobre mim em http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?rl=t http://twitter.com/julikiyo http://mtv.uol.com.br/noticias/fim-de-uma-era-ou-in%C3%ADcio-da-evolu%C3%A7%C3%A3o

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados