Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › O mago das imagens


 

« Correria, muita correria

O dia em que vi o imperador de pertinho »

 
19 Abr, 2008

O mago das imagens

Ewerthon Tobace

Há muitos fotógrafos na comunidade brasileira no Japão, mas um em especial me chama a atenção. Matsuo Sato está no arquipélago há 16 anos. Foi aqui que ele descobriu na fotografia uma profissão e, desde então, coleciona cenas típicas do país. Ele e a esposa Hiroko Nishino caem na estrada a bordo de uma van adaptada com cama, televisor e outros acessórios. Eles percorrem todos os cantos e captam cenas do cotidiano e paisagens esplendorosas.

O brasileiro tem uma empresa de filmagens e fotografia, e também escreve para uma revista voltada ao público brasileiro do Japão, a Alternativa. Lá ele tem um espaço onde divulga a cultura japonesa e lugares interessantes para um passeio de final de semana. Foi juntando esse material da publicação que ele começou a organizar a mostra Conheça o Japão (nome também do espaço na revista).

A exposição já percorreu vários cantos do país e o mais interessante é a tentativa de integração entre os brasileiros e japoneses que o fotógrafo propõe através das fotos. A idéia, neste ano do Centenário, é levar a mostra ao Brasil para divulgar outros aspectos da cultura japonesa aos brasileiros. Vou torcer para que isso aconteça, pois as fotos são realmente imperdíveis.

Postado por Ewerthon Tobace | 9 comentários

Comentários

  1. Mário @ 19 Abr, 2008 : 19:03
    É Ewerthon, as fotos já expressam por si só, as belezas e magnitudes retratadas, redundante seria tentar descreve-las em palavras. Efim,restando-me apenas contempla-las e parabenizar os seus autores Matsuo e Hiroko (Domo arigatô). Seria possivel acessar mais fotos? Abraços Amazônicos

  2. Karina Almeida @ 22 Abr, 2008 : 07:32
    o sato eh gente bonissima e excelente profissional! tb vou torcer para que deh certo a exposicao no brasil (^o^)/ ah e deve ser uma delicia levar a vida como a dele ne... como diria uma amiga, ai que tudo!

  3. Raquel @ 22 Abr, 2008 : 11:07
    Que beleza! Gostaria te-las na HP para mostrar ao mundo todo o talento brasileiro!!

  4. Paulo (Plurality) @ 23 Abr, 2008 : 02:00
    Você escolheu o título perfeito para um post falando do Sato san. Já disse a ele que algumas de suas fotos simplesmente não existem, meu cérebro se recusa a aceitar tamanha perfeição. :)

  5. madoka otsuka @ 24 Abr, 2008 : 10:35
    E quando acontece a exposição do Matsuo Sato por essas bandas japas. Vou guardar o nome dele. Será q tem livro publicado. Sayonara Madoka

  6. Kenji Arimura @ 25 Abr, 2008 : 16:51
    Realmente um grande artista! Sera que eu consigo fazer alguma coisa a altura do sr. Sato quando eu tiver uma barba branca tambem?

  7. Alexandre Maruoka @ 26 Abr, 2008 : 20:23
    Puxa enfim uma homenagem ao grande Matuso Sato! Conheci o Satosan e o extinto grupo que era mantido por ele e uma galera muito legal denominada por ANBFA alguns anos atrás, foi a partir dai que me apaixonei não só pela fotografia, mas pela cultura do país de meus antepassados. A primeira vez que estive em Nara com ele, ele deu várias explicações sobre o templo Todaiji, foi a partir dai que me apaixonei por tudo que aquela cidade mantêm viva até hoje. Todas as vezes que nos encontramos em alguma aventura fotográfica, acabo aprendendo muito sobre a cultura local, e isso é algo muito importante para nós fotógrafos na minha opinião. É uma grande referência para quem curte fotografia arte, muito difundida no arquipélago, porém pouco conhecida entre os fotógrafos brasileiros. Valeu Satosan! Espero que sua exposição de mais que certo, pois sei o quanto lutou para chegar até aqui! E valeu Ewerthon por divulgar a arte do grande mago, bela iniciativa!

  8. Afi @ 28 Abr, 2008 : 17:39
    Ewerthon! Como faço para ver mais fotos de Sato san? Ele tem algum livro ou site? A foto das casas fez-me lembrar as "casas tipicas da Madeira". (http://olhares.aeiou.pt/casa_tipica_da_ilha_da_madeira_santana/foto1403063.html)

  9. Regina @ 2 Dez, 2009 : 07:16
    OI Matsuo eu estava olhando alguns de seus trabalhos e gostei muito mas o que mais me deixou contente foi ao abservar uns de seus trabalhos vi uma foto de um amigo meu que esta ai no japao e que a muito tempo tenho procurado por ele o nome dele é MARCOS KIUKO TAMAE ele estava em uma festa no NIGHT CAFÉ DE KOMAKI AICHI ao lado do cabelereiro que é chefe de AIJI TOYAMA então pensei em enviar este email para vc que talvez o conheça e pedir a ele para entrar em contato comigo pois estou no Brasil e tenho um assunto que é de enterese dele porfavor se vc puder peça a ele para entrar em contato pelo meu email reginafurlanetto@hotmail.com Desde ja te agradeço....

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados