Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › E por falar em amizade...


 

« Amizade verdadeira?

Dekassegui »

 
30 Jan, 2008

E por falar em amizade...

Ewerthon Tobace

Olha só. Acabei de falar de amizade e eis que descubro uma dupla de amigos que se conhece desde os cinco anos.

Horácio Lopes Júnior, 30, e Adriano José Antonio, 31, são de Terra Roxa (PR). Cresceram e estudaram juntos. Mas o destino os separou quando Júnior, casado com uma nikkei, veio ao Japão há seis anos. "O contato se resumiu a telefonemas", conta o brasileiro, que ralou em fábrica e agora trabalha numa loja de produtos brasileiros. É ele quem corta as carnes e, muito simpático, não mede esforços para agradar os clientes. Assim, ele já vai treinando para quando voltar ao Brasil, que será, segundo seus cálculos, daqui a quatro anos. "No máximo", reforça.

O brasileiro comprou um terreno no centro da sua cidade, de pouco mais de 18 mil habitantes, e lá pretende abrir um comércio. "Vai ser um mercado", entrega ele, que já tem tudo planejado na cabeça. "Esse ano vou começar a erguer o prédio", conta. O local, olha só que coicidência, foi comprado do amigo Adriano.

Aliás, mais coicidência ainda foi quando o amigo se casou também com uma nikkei e resolveu vir ao Japão, onde chegou há seis meses. Sem saber o destino, Adriano acabou caindo na cidade de Minokamo, na província de Gifu, onde estava o amigo Júnior. Para completar a festa, os dois trabalham juntos agora.

Além da amizade antiga, o que me chama a atenção na história dos dois jovens é o empenho com que perseguem seus sonhos. Júnior me contou que quer ainda fazer uma faculdade de administração ou direito. Sente muita saudade da filha, que ficou no Brasil com a avó, e, apesar de gostar do Japão, vai se esforçar para voltar o mais rápido possível para sua terra natal.

Histórias como a de Júnior são bem comuns por aqui. O diferencial fica realmente por conta da dedicação aos planos. Vamos ver se daqui a quatro anos vou poder visitar o brasileiro lá no interior do Paraná. Boa sorte!

Postado por Ewerthon Tobace | 13 comentários

Comentários

  1. Samir @ 30 Jan, 2008 : 11:32
    O mundo eh um ovo....XD

  2. Paulo @ 1 Fev, 2008 : 13:17
    Ora, ora! Conheço o Júnior! Trabalhamos juntos há alguns anos atrás. E realmente, sua determinação é muito forte!

  3. kikks @ 3 Fev, 2008 : 11:27
    pois é, agora estamos aí! ;-) vc vai para o brasil este ano?

  4. Ewerthon Tobace @ 5 Fev, 2008 : 15:02
    Para Paulo e Samir, O mundo é realmente um ovo! E cada vez mais me dou conta disso! Ah, Paulo, desculpa mas não deu para marcarmos aquele cafezinho. Já está virando lenda! hehehehe

  5. Ewerthon Tobace @ 5 Fev, 2008 : 15:03
    Pois é Erika, não vou ao Brasil não, infelizmente. O meu Centenário vai ser o da Emigração mesmo...

  6. Juve @ 6 Fev, 2008 : 04:15
    Oi Ewerthon. Tá vendo, passei a acompanhar o seu blog. Eu, que nunca havia acessado blogs, agora acompanha dois. O seu o da Karina. Parabéns, achei as histórias bem interessantes. Especialmente esta, falando de amizades. Prometo te dar audiência aqui e nos outros blogs.

  7. Karina Almeida @ 8 Fev, 2008 : 01:18
    eh muito bom reencontrar amigos. aqui no japao eu reencontrei um professor la de belo horizonte. o dia que a gente sentou pra conversar - da epoca do colegio ateh esse dia se passaram uns 14 anos!!! - a gente ficou simplesmente 4 horas e meia relembrado dos colegas, dos professores, quem gostava de quem, quem casou com quem e por aih vai. a gente ja marcou outro bate-papo pq nao deu pra colocar a conversa em dia ainda :P

  8. mestisa @ 8 Fev, 2008 : 11:20
    dekaseguis tem que parar de cometer crimes no JP

  9. Taliesin @ 8 Fev, 2008 : 12:09
    Nossa é legal isso reencontrar os amigos pessoas queridas de longa data abraços

  10. Marcio Saiki @ 12 Fev, 2008 : 05:03
    Olá Ewerthon, achei teu blog através do blog da amiga Anna Shudo; e parece que temos mais amigos em comum. Sua irmã Pri é muito amiga da minha ex-esposa e de certa forma também minha amiga. Conheço alguns primos teus, o Lê, Cidão e outros, sou mais amigo do Cido porque somos vizinhos. Eu nunca reencontrei algum amigo aqui mas conheci pessoas de eram do mesmo círculo de amigos meus mas por algum motivo desconhecido nunca nos cruzamos no Brasil.

  11. Ewerthon Tobace @ 12 Fev, 2008 : 15:41
    Ola Juvenal, que bom vê-lo por aqui. Pois é, amizade é uma coisa importante na nossa vida né!? obrigado pela audiência! volte sempre!

  12. Ewerthon Tobace @ 12 Fev, 2008 : 15:43
    Olá Marcio! Será que a gente já se cruzou por aí? Quando for para Minokamo de novo, a gente marca um café... Vou lá conhecer o estúdio de vocês!

  13. Ewerthon Tobace @ 12 Fev, 2008 : 15:47
    Taliesin, Já reencontrei amigos em lugares inesperados. É tão bom né? Abraços e volte sempre

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados