Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › Fim de ano


 

« Um pouco de esperança

Mais uma mudança »

 
25 Dez, 2007

Fim de ano

Ewerthon Tobace

Meu final de ano vai ser triste. Recebi a notícia da morte de uma amiga muito querida. Erro médico. Fatal.

Fiquei o dia todo pensando em várias coisas. Na amizade, na vida, no trabalho... Lembrei-me de vários casos de familiares que morreram no Brasil e, em muitas das vezes, os parentes que estão aqui no Japão não puderam voltar para dar o adeus final. Afinal, o nosso país natal não é logo ali...

Depois de muito matutar, um sentimento me veio à tona: saudade. Uma outra amiga diz que esse é o pior dos sentimentos, causa dor, tristeza. Ela tem razão.

Lembrei-me também dos muitos trabalhadores que passam o final de ano aqui longe dos familiares e amigos. Sem contar os que passam trabalhando. Afinal, Natal não é uma data que se comemora por aqui. Já a passagem de ano é, para quem está acostumado a festança que se faz no Brasil, um tanto discreta. Nada de fogos de artifício e nem gritaria. Nem parece que estamos trocando o calendário!

A única movimentação na noite fria de dezembro/janeiro é o povo que costuma ir ao templo mais próximo de casa pedir por proteção, saúde e blá-blá-blá. Mas é questão de chegar lá no santuário, rezar, jogar umas moedinhas e voltar para casa. Tudo muito comportado e sem estardalhaço.

Também tenho minhas supertições, mas esse ano vou deixar a maioria de lado e rezar pela minha amiga que morreu. Vou pensar mais na vida e em formas de aproveitá-la melhor. Acho que é isso que deveria ser essa nossa jornada: uma diversão. Vou tentar não me estressar com as coisas (não vale a pena) e refazer contatos com aqueles que ficaram no Brasil.

Um feliz ano novo para todos!

Postado por Ewerthon Tobace | 18 comentários

Comentários

  1. karina Almeida @ 25 Dez, 2007 : 09:31
    ja ouvi muitas historias de brasileiros que moram aqui no japao e tiveram que voltar as pressas para o brasil por causa da doenca ou morte de alguem muito especial, como mae, pai e cia. isso deve ser muito triste... eh por isso que sempre agradeco pela vida e saude dos meus pais e do meu irmao. e de toda a familia e amigos tambem. quando bate a saudade, eu lembro: o mais importante eh saber que todos estao bem. e eh assim que quero encontra-los quando eu voltar. as pessoas sao as "coisas" mais importantes das nossas vidas (^_^)v. FELIZ NATAL E UM ANO NOVO MARAVILHOSO PARA VOCE!

  2. Mário @ 25 Dez, 2007 : 17:17
    É Ewerthon, muito triste o passamento de alguem muito próximo, meus sentimentos. Atualmente estou experimentando uma situação bastante preocupante, pois o meu querido pai esta adoentado, conforta-me um pouco, poder estar junto deles nesta momento, mas para que isso ocorresse, a caminhada foi longa, pois atravessei quatro estados desse nosso Brasilzão percorrendo quase 3.000 Km. Mas graças a Deus aqui estou. Realmente estas situações de alerta e preocupação que assola a todos nós, são gerados e somatizados, pela distância daqueles que queremos bem, mas efim, elas são inexoráveis. Sómente restando-nos apoiarmos e demonstrarmos do quanto nós os amamos. Por outro lado, acho que a saudade é um mais belos sentimentos humanos, pois só a desejamos , por aqueles que queremos bem e por consequência sentimos a sua falta. Que a paz a felicidade esteja em nossos corações. Feliz natal e o um Ano Novo com muita saúde e esperanças. Abraços Amazõnicos

  3. Paulo @ 26 Dez, 2007 : 00:49
    Meus sentimentos, Ewerthon. Concordo contigo, 99% das coisas que nos estressam e preocupam não ter razão de ser, e nunca chegam a se concretizar. A vida deveria ser uma grande diversão, sempre. Pena que o ser humano adora complicar e dar valor às coisas erradas. Mas ainda há tempo. Estou em um processo de me tornar uma pessoa light, sem me estressar tanto com as besteiras do dia-a-dia, tentando valorizar as coisas que realmente importam. Depois de anos de hábito, é difícil mudar, mas não desisto. Um Feliz Ano Novo! Abraços!

  4. ricardo y @ 26 Dez, 2007 : 10:53
    Uma exelente virada de ano Ewerthon! Rainen mou yorshiku!

  5. nisei Japan @ 26 Dez, 2007 : 15:53
    mais dificil é pedir ajuda pra rede globo divulgar IMIN 100 eu ja pedi mas até agora nada.

  6. Caruso @ 26 Dez, 2007 : 23:50
    Puxa, nem sei o que dizer. Deve ser uma sensacao mais inexplicavel do que simplesmente triste. Mas nao sei se voltar pode amenizar. Deus queira que eu nunca tenha que voltar ao Brasil por um momento triste assim... sempre penso nisso. Qto ao fim de ano no Japao, sou obrigado a concordar em genro, numero e grau. Definitivamente, aqui e deprimente... ate o fato de vislumbrar uma multidao vestida de branco se dirigindo a praia de Copacabana para saldar o ano-novo com fogos eu sinto saudades... Mas acho que o certo e isso mesmo, pensar na vida e maneira para driblar tudo isso e passar o resto do ano inteiro, mais feliz! Tudo de bom! Feliz 2008!

  7. Afi @ 27 Dez, 2007 : 21:37
    Lamento muito. Não sei que dizer. Espero que você tire o melhor partido da vida. Abraço

  8. Suélen Lopes @ 27 Dez, 2007 : 23:39
    Pôxa Ewerton que triste. Passei para desejar um feliz 2008 e fiquei até sem jeito...Perder pessoas queridas é sempre difícil, doloroso. A saudade é muito pior com relação a perdas, pois sabemos que não a encontraremos novamente. Mas saiba que sua amiga está em um lugar melhor! Com certeza feliz e ao lado de Deus! Acredito muito nisso!!! Vamos aproveitar 2008 para fazer o que você mesmo citou: nos divertirmos, nos comunicar-mos com os amigos, pessoas queridas... aproveitarmos a vida!!! Desejo tudo de bom para você, viu?! Saúde, felicidade, paz, amor e sucesso! Abraços

  9. ricardo y @ 29 Dez, 2007 : 23:17
    Nós, ocupados com a vida, pensamos pouco na morte. Mas quando ela nos toca, nos obriga a fazer uma pausa. E aí a gente se lembra de um outro aspecto da vida, o aspecto essencial. Para mim, virar o ano aqui não significa muito mais que uma boa desculpa para não pensar em trabalho por uns dias. Mas às vezes é o preço para quem se lança à desafios, como os que vieram para longe de quem se quer estar sempre perto. Escolhemos assim e que assim seja. Um 2008 cheio de vida à todos.

  10. Claudia Yoscimoto @ 31 Dez, 2007 : 16:16
    Olá Ewerthon! Pois é, eu também passei por aqui para lhe desejar um Feliz Ano Novo e me deparo com este fato triste que o acometeu. Então, nem sei o que dizer, mas... Feliz 2008 mesmo assim, muita saúde, paz, amor, sucesso e felicidades para você, toda sua família, amigos, enfim, todos nós. Que seja um ano feliz e vitorioso como, aliás, esperamos que todos sejam. Bjs.

  11. Gisele @ 31 Dez, 2007 : 17:48
    Esse ano não saímos de casa para celebrar o ano novo. Não tivemos motivação suficiente.. aqui é tudo meio sem graça. Poderíamos ter pago uma fortuna e ir para um restaurante, mas não era isso que precisávamos. Queríamos calor humano, barulho, fogos, gritaria, choro... isso não tem por essas bandas. Uma resolução que tomamos para 2008: passar esse período com nossas famílias, seja no Brasil, na Nova Zelândia ou na Austrália. Aqui, não temos condições de ficar! Quanto à sua amiga, minhas orações irão para ela também essa noite. E para você, que encontre conforto no seu coração e aproveite esse momento para refletir sobre o que é mesmo importante nessa vida, onde o trabalho e tantas coisas sem real valor nos consomem. Beijos e feliz 2008. Adoro você! =)

  12. dekasegui @ 31 Dez, 2007 : 22:07
    dekaseguis preferem morrerem em terremotos no JP do que assassinados no BR

  13. Julio Almeida @ 3 Jan, 2008 : 04:33
    "preferem morrerem". Olha, meu filho, espero que voce fale japones muito bem, porque o seu portugues esta miseravel. O Brasil esta ruim mesmo. Porem, nao se esqueca que o pais esta desse jeito por culpa de todos nos e de nossos antepassados tambem, nao queira colocar-se em uma redoma de vidro. Em lugar de destilar odio pela internet, pega um livro e vai estudar. Alguem ja deu uma olhada nesta pagina www.imigracaojaponesa.com.br? O conteudo eh extremamente racista. Eu acho um absurdo que a Abril admita a divulgacao de um sitio como este em seus blogs na internet.

  14. voluntaria do imin 100 @ 7 Jan, 2008 : 00:42
    vc vai ajudar IMIN 100? eu vou.

  15. juliano @ 8 Jan, 2008 : 10:35
    gostei muito desse site www.imigracaojaponesa.com.br

  16. Gorgeous @ 8 Jan, 2008 : 11:44
    Gostou do sitio? Deve ser mais um desses pobres coitados que se acham japoneses.

  17. Margarida Krohling @ 8 Jan, 2008 : 12:46
    Sou de origem alemã, mas tenho uma prima que foi casada com um Japonês que, por sinal muito culto. Veio p/o Brasil trabalhar na agricultura. Fez uma verdadeira revolução não apenas em seu sítio, mas em toda a região em que foi morar. Lembro-me que seus produtos chegavam ao mercado inigualáveis. Eu tinha uns 14 anos e aprendi muito c/ele. Amava quando ele chegava na minha casa em Vitória/ES. Ouvia suas histórias sobre o Japão, sua família e tradições. E, também o via triste c/saudades de sua terra e família que morava do outro lado de nossa terra. Ele faleceu há alguns anos, sua filha mora em Vitória e seu filho foi para o Japão.

  18. Gorgeous @ 9 Jan, 2008 : 02:01
    "Sou de origem alemã". Informacao imprescindivel para o bom entendimento do comentario. Para quem tem origem alema, o seu portugues esta impecavel. Talvez voce conheca bons metodos para estudo de linguas estrangeiras. Poderia me dar umas dicas? Quem sabe nao as uso para melhorar meu japones.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados