Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › O ano do Centenário


 

« Qual o seu objetivo?

Um pouco de esperança »

 
8 Dez, 2007

O ano do Centenário

Ewerthon Tobace

O final de 2007 está sendo marcado por uma série de eventos ligados ao Centenário da Emigração Japonesa ao Brasil. Pelo menos aqui no Japão já foram realizados e estão previstos uma série de eventos ainda este ano. Participei de dois recentemente e semana que vem tem mais!

O primeiro foi um seminário do Bernardinho, o técnico da seleção de vôlei do Brasil. Ele abriu oficialmente, no finalzinho de novembro, antes do início do Campeonato Mundial de Vôlei, as comemorações do Centenário organizadas pela Embaixada do Brasil em Tokyo.

Autor do livro Transformando Suor em Ouro (editora Sextante, 208 páginas), Bernardinho falou sobre a busca da excelência. Comparou o esporte com o mundo dos negócios e deu dicas à platéia de como conquistar o sucesso. “A gente não tem como impedir que o adversário jogue. Ele vai entrar em quadra e vai lançar a bola. Então, não nos resta outra opção senão jogar também”, diz. A diferença, nos dias de hoje em que o mercado é mais concorrido, está em gerar insegurança na concorrência. Como? “Temos de mostrar que estamos melhor preparados”, ensina.

Já nessa semana fui a um jantar de premiação de agências de turismo, operadoras e companhias aéreas que levam os turistas japoneses ao Brasil. Capoeira, bossa nova e samba deram o toque especial no 1º Prêmio do Turismo Brasil/Japão – 100 Anos de História, promovido pela Embratur e pelo Escritório de Promoção Turística do Mercosul.

Laércio Branco, diretor do Escritório de Promoção Turística do Mercosul e representante da Embratur, lembrou dos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, que será comemorado no ano que vem e pediu apoio dos agentes de viagem para que mais japoneses possam conhecer as maravilhas do país tropical. A cerimônia, realizada no refinado Park Hyatt, na capital japonesa, dia 3, foi regada a vinho argentino e comida de primeira com toques bem brasileiros.

Os dois eventos foram fechados e contaram com um pequeno público. As festas populares também vão acontecer, mas estão previstas para o ano que vem. Há muita coisa sendo feita pela própria comunidade, mas tenho percebido que o interesse pelo assunto ainda é pouco. Fico pensando: por que tanto “descaso” com algo tão importante?

As pessoas envolvidas são sempre as mesmas. Os eventos são interessantes e a boa-vontade dos empresários é grande também. Só mesmo o público é que não está nem aí. E pensar que, não fossem nossos antepassados, não estaríamos aqui hoje. Ou melhor: até poderíamos estar, mas numa outra condição: a de japoneses e não a de brasileiros. E você? Qual seu interesse pelas comemorações do Centenário? Qual seria o evento ideal de festejo de uma data tão importante para você?

 

 

Legendas:

1. Capoeira: japoneses mostram gingado bem brasileiro na festa de premiação da Embratur

2. Bernardinho, na palestra realizada na Embaixada do Brasil em Tokyo

3. Premiação feita por Laércio Branco

4. Tony cantou e encantou o público japonês com a nossa eterna bossa nova

5. Bernardinho com algumas o embaixador André Amado (à esquerda) e outras personalidades

Postado por Ewerthon Tobace | 7 comentários

Comentários

  1. Paulo @ 8 Dez, 2007 : 09:50
    Infelizmente, temos esse problema, e não é somente com relação às comemorações do Centenário. A falta de interesse dos brasileiros aqui no Japão por qualquer atividade cultural causa mesmo preocupação. No início, eu achava que ninguém havia conseguido criar algo que fosse de real interesse da comunidade, mas após dois anos trabalhando paralelamente com a promoção de eventos, constatei que o problema não é bem esse. Triste.

  2. Mário @ 8 Dez, 2007 : 12:59
    Ewerthon, grata satisfação em tormar conhecimento destes eventos promovidos pela embaixada do Brasil e agências de turismo, dando inicio as comemorações do centenário da emigração e promovendo o nosso pais. Por outro lado , bem como você relatou, estes eventos são fechados. Portanto, acredito que restrito somente a convidados, compreensivel portanto a pequena participação, paradoxo seria se houvesse uma participação massiva. Tomo a liberdade de discordar tambem do ponto de vista do Paulo, fazendo um singelo questionamento quais das nacionalidades de imigrantes, seja: portugueses, italianos, espanhois e libaneses e outras, quais delas promoveram alguma atividade em comemoração as suas emigrações? Saliento ainda, que nós somos infinitamente menores numericamente e somados a isto, somos conhecidos pela extrema discreção nas nossas manifestações, não é mesmo? Acredito que no decorrer da aproximação da data da comemoração as participações irão crescer, que culminará em uma bonita festa, tanto aí no Japão, como aqui no Brasil. Abraços Amazônicos.

  3. Karina Almeida @ 9 Dez, 2007 : 10:32
    pessoal, voces viram que o cententario vai ser tema de uma escola de samba no carnaval do rio? aih vai o link da noticia: http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL210235-9097,00.html

  4. Ewerthon @ 9 Dez, 2007 : 23:39
    Ola Paulo e Mario, obrigado pelos comentarios. Sobre a participacao dos brasileiros nas atividades culturais, entendo que o Paulo quis dizer que nao eh somente em comemoracoes ligadas ao Centenario. Eh qualquer coisa. Show de cantores famosos, de magica, teatro, workshops, palestras, seja o que for. O brasileiro nao participa. Falta de dinheiro nao eh? Falta de tempo? Horario dos eventos eh ruim? O local eh longe? Atividade nao eh interessante? Hum, realmente nao sei o que acontece...

  5. Gisele @ 11 Dez, 2007 : 04:01
    No caso dos shows, já ouvi muita gente dizer: "eu não vou pagar 10 mil ou 15 mil ienes para assistir ao show de fulano. No Brasil, o mesmo show custaria um terço do valor". A pessoa só esquece que o custo de trazer um show para o Japão não é o mesmo de realizar uma apresentação no Brasil. Sem contar que é um oportunidade - quase única, em muitos casos - de ver pessoas de outras culturas apreciando a arte brasileira. Já fui a dois shows nesse pouco mais de um ano que moro no Japão e espero poder ir a muitos outros enquanto estiver por aqui. =)

  6. Mari @ 11 Dez, 2007 : 19:27
    Ewerthon! está ótimo seu blog! beijos. Mari Nishihata

  7. Organizador @ 13 Dez, 2007 : 15:15
    Interesse dos empresários? Onde? Quero saber porque estamos com um projeto muito bacana e jovem e não tem rolado patrocínio. Será que é pq não tem samba?

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados