Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › Um novo mundo


 

Eternamente temporários? »

 
31 Out, 2007

Um novo mundo

O personagem: Ewerthon Tobace, 31 anos, jornalista, quer um dia lançar um livro

Vir ao Japão era uma questão de tempo. Minha família toda já tinha se mudado para o arquipélago quase sete anos antes de me aventurar, finalmente, na terra dos meus antepassados.

Também sou dekassegui. Porém, diferente da maioria, consegui um emprego na minha área de formação: jornalismo. E isso não é necessariamente uma vantagem. Ganbateei (neologismo usado entre os trabalhadores brasileiros que tem origem do verbo ganbaru – esforçar-se, perseverar, aguentar) por quase seis anos num semanário voltado à comunidade brasileira que vive aqui e agora trabalho para uma revista, com o foco no mesmo público.

Conviver diretamente com esses “aventureiros”, que fazem agora o caminho inverso dos imigrantes japoneses, fez com que eu aprendesse muito sobre a comunidade brasileira. Vi de perto os problemas dos conterrâneos e percebi a importância do meu trabalho para ajudá-los na adaptação e integração à sociedade local.

Agora, já estou por aqui há seis anos (quase sete) e, a cada dia, descubro coisas incríveis sobre os japoneses e também sobre os brasileiros, que escolheram o país como morada. Quero contar aqui, neste blog, histórias dessas pessoas que encontrei pelo caminho e falar também dos problemas e possíveis soluções para uma convivência mais harmoniosa entre os dois povos.

 

Explicação básica: o que é "dekassegui"

A palavra “dekassegui”, em japonês, é formada por dois ideogramas (kanji): deru (sair) e kaségu (trabalhar para ganhar a vida). Na verdade, ela pode ser usada para qualquer pessoa que deixa a terra natal e vai tentar ganhar dinheiro, temporariamente, em outra região. Porém, no Brasil, a palavra possui um significado mais específico, e se refere aos brasileiros que trabalham no Japão.

 

Postado por Ewerthon Tobace | 19 comentários

Comentários

  1. Karina Almeida @ 31 Out, 2007 : 14:58
    parabens pela estreia! eu ja estava ansiosa :P quero ler logo as historias que voce tem para contar! sei que sao muitas, que sao legais e quero acompanhar tudinho! bom trabalho :)

  2. Ale Sakai @ 31 Out, 2007 : 14:59
    Ewerthon, Seja bem-vindo ao time e boa sorte!

  3. Maria Esther @ 31 Out, 2007 : 15:53
    Olá Ewerthon, de cara já gostei do seu jeito sincero de escrever. Parabéns! Meu marido tb é jornalista e às vezes comentamos sobre a falta de ética no mundo de hoje, inclusive na profissão de vocês... Sou ex-dekassegui e seu como é estar num país onde a gente começa a se perguntar o que é de verdade, pois no Brasil somos japas e no Japão somos gaijin... Dificuldades a parte, acho que ter vivido em um país como o Japão é foi experiência incrível. Morei ai 6 anos e já fazem 7 que estou no Brasil, mas a saudade é enorme e a vontade de "voltar" também. Hoje crio meu filho com um pezinho aqui e outro ai, sempre inserindo no nosso dia-a-dia relatos dessa minha experiência. Embora ele tenha carinha de "brasileiro puro", faço questão de ensiná-lo que tem sangue nipônico correndo nas veias, com muito orgulho. Tenho a certeza de que vou encontrar aqui, muitas histórias parecidas com a minha, acho que vai ser ótimo! Boa sorte pra vc !!!

  4. Raquel @ 31 Out, 2007 : 23:18
    Feliz blog novo! Não vou perder nenhum post.

  5. Paulo @ 31 Out, 2007 : 23:29
    Parabéns! Gostei do tema do blog, e estou com a Raquel, não vou perder nenhum post. Quando rolar aquele nosso café, vou querer conversar sobre a influência do seu trabalho na adaptação dos brasileiros daqui, acho super relevante e quero conhecer a sua opinião. Sucesso! Abraços!

  6. Cris Tobace @ 1 Nov, 2007 : 05:18
    Parabéns pela estréia e "gambatte"! Você terá pelo menos 300 mil personagens pra entrevistar! Todos vieram ao Japão em busca de sonhos e têm histórias interessantes pra contar! Sucesso!!

  7. Claudia Yoscimoto @ 1 Nov, 2007 : 05:38
    Olá, meu amigo! Parabéns pelo blog!!! Sabe que eu gostaria muito mesmo que você lançasse um livro?! Tenho certeza de que teria muitas histórias para contar! Gostei do blog e vou recomendá-lo não só aos demais dekasseguis, mas a todos os demais amigos. Bjs.

  8. Gisele @ 1 Nov, 2007 : 06:37
    Adorei o novo blog! Ninguém duvida que será mesmo um sucesso. Boa sorte nessa nova empreitada e vê se arranja tempo para os amigos brasileiros que moram no Japão. Beijos! =)

  9. Fatima Antunes @ 1 Nov, 2007 : 11:57
    Ewerthonnnnnnn!!! cheiquérrimo, sei que será um sucesso. Imagino a coleção de histórias que vc tem pra contar. Estarei aqui sempre presente e ansiosa por novos post. Beijosss

  10. Alice Hanashiro @ 1 Nov, 2007 : 13:57
    ola Ewerthon, parabéns pelo blog. Mais um espaço para comentarmos. Você sabe como amo essa arte de escrever e trabalhar a língua portuguesa. Vamos divulgar sim!ainda mais em terras estrangeiras!!!! boa sorte, caso necessite de help, conte comigo!!! beijocas

  11. Sílvio Sano @ 2 Nov, 2007 : 11:59
    Parabéns Ewerthon! Torço para que mais colegas temáticos compareçam à mídia a fim de que a saga dos conterrâneos venham à tona, mas tal como ela é, não maqueada ou estereotipada. Sou o autor do livro Sonhos Que De Cá Segui e como também escrevo para uma revista (Gambare), direcionada aos dekasseguis lá no país ancestral, agora, vou torcer também para que se junte a nós, o mais breve possível, na área da Literatura.

  12. ricardo y. @ 3 Nov, 2007 : 12:28
    parabéns pelo blog ewerthon!..................fico pessoalmente feliz porque estamos muito bem "representados", e acho isso muito importante para as pessoas que têm nesse espaço uma das poucas fontes de informação sobre os brazucas que, do outro lado do mundo, rebolam a dança imperial ao ritmo do "rei".

  13. Valéria @ 3 Nov, 2007 : 14:07
    Graças a tão bem e mal falada tecnologia!!! Através dela é possível conseguir muito mais do que informação, posso me sentir próxima de pessoas como você. Um forte abraço

  14. Ewerthon @ 3 Nov, 2007 : 15:01
    Agradeco de coracao todo o apoio de voces - fieis leitores, espero. Quero mostrar, como disse, quem sao e como vivem os brasileiros que escolheram o Japao para alavancar os sonhos. Espero que voces acompanhem cada historia e percebam a diversidade que eh essa comunidade dekassegui. Valeu!!

  15. Francisco Saraiva @ 4 Nov, 2007 : 13:43
    Parabéns Veto!!!... Adorei sua iniciativa! Assim vou poder matar as saudades que sinto de vc e ao mesmo tempo conhecer um pouco do Japão e de sua trajetória por aí. Tenho muita vontade de conhecer pessoalmente "O outro lado do mundo". Enquanto o financeiro não ajuda, vou aprendendo através de suas palavras... Um forte abraço e boa sorte!!!

  16. Afi @ 5 Nov, 2007 : 22:30
    Já sei que me atrasei, mas mais vale tarde que nunca. Eu também vou no ônibus do Ewerthon.

  17. Eduardo @ 3 Dez, 2007 : 02:39
    Parabens! Pelas sua materias, gostei muito como tudo foi focado!!! continue assim...estarei sempre por aqui para as novidades!!! :-) [ ]'s

  18. Juliane @ 23 Mar, 2008 : 23:15
    Olá!! Sou jornalista e estou tentando localizar brasileiros, paranaenses de preferencia, aí no Japão!!! Gostaria de falar com vc. você poderia me passar um e-mail seu ou msn para contato? Meu e-mail é jguzzoni@uol.com.br Obrigada!!!

  19. aline geovana isabella alessandra thalya @ 6 Jun, 2008 : 13:34
    dekasequis brasileiros que moram e trabalham no japão

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados