Olá, faça o Login ou Cadastre-se
DNA: mestiça

  BlogsDNA: mestiça › Diferentes Japões


 

« Descobrindo meu lado... austríaco?

O Japão pop »

 
5 Jan, 2008

Diferentes Japões

http://www.tokyoyakei.jp

Eu nunca viajei para o Japão. Posto isso, por mais que eu tenha ganho lápis bonitinhos, lapiseiras, borrachinhas e estojinho vermelho de divisórias da Hello Kitty (que fez sucesso na escola), eu sempre tive uma imagem do Japão bem quadradinha. Para mim, o Japão era um lugar extremamente formal onde eu iria tomar bronca por não estar sentada direito, sem me mexer muito, com a coluna ereta. E que eu praticamente seria obrigada a andar com as penas amarradinhas por um quimono e comer moti e missoshiro o dia inteiro. Imagine que eu iria cogitar ir um dia para o Japão. Nem morta!

Há uns três anos no entanto, um amigo meu (não-descendente de japoneses) voltou do Japão. E ele me disse algo que me fez pensar: para ele, Tóquio era uma mistura de Disneylândia (coisas fofas) com Las Vegas (neons). E que eu ia amar. Nunca mais me esqueci disso.

Pois bem, nestes últimos meses, a imagem tradicionalista e careta que eu tinha do Japão mudou. E estou tão feliz por isso! Ela se tornou realmente pop, colorida e alegre. Explico: passei os últimos três meses trabalhando no especial da VEJA.com sobre o centenário da imigração japonesa. Neste processo (produzir dois slide-shows, editar uma reportagem em vídeo vinda do Japão e fazer outras três, em vídeo), eu conheci alguns lados da cultura japonesa que não conhecia. Tem ficado muito mais fácil descobrir meu gene zen desta forma! Bom, zen eu não sei mas que eu tenho me identificado muito mais com o lado japonês, ah, isso eu tenho!

Postado por Raquel Hoshino | 5 comentários

Comentários

  1. Rafael @ 8 Jan, 2008 : 02:13
    Muito interessante seu depoimento, se é que eu posso chamar de depoimento. Eu falo isso por quê eu sempre e ainda quero um dia morar no Japão, mas pra mim isso é um sonho meio impossível sendo que eu não sou descendente de japonês nem tenho condições financeiras, mas o que mais me chamou a atenção nessa sua coluna foi uma imagem que eu criei também do Japão antigamente, mesmo antes quando eu pensava que o Japão era um país extremamente formal, com pessoas muito inteligentes e disciplinadas ou em outras palavras quase perfeitas. Através da internet e de conhecidos japoneses eu descobri que o Japão é um lugar assim como qualquer outro que tem suas diversidades culturais de acordo com sua história, não que isso tenha afetado na minha vontade de ir pra lá, mas é que temos que parar de idealizar coisas que não são realmente assim! rafa_ps2@hotmail.com

  2. Gorgeous @ 8 Jan, 2008 : 12:04
    Rafael, se voce quiser realmente vir para ca, venha. Nao pense que sao apenas descendentes que podem vir. Sei que esta eh a ideia geral que rola pelo Brasil e que muitos descendentes mente pequena, com crise de identidade, trabalham para a difusao da ideia de que apenas descendentes podem vir a ca. Digo mais, aqui pelo Japao, os estrangeiros que se dao melhor sao justamente os nao descendentes. Bom, mas voltando ao seu desejo de vir, advirto-o que se voce ainda tem aquela imagem romantizada do Japao, voce vai se desapontar muito ao chegar aqui. Eh um lugar bom de se morar, mas muito diferente da imagem que a maioria dos Brasileiros tem. Vai descobrir, tambem, quao brasileiros sao os nikkeis que outrora se achavam/diziam japoneses e que o Japao desenhado pelo colonia no Brasil nunca existiu. Falou.

  3. Gorgeous @ 8 Jan, 2008 : 12:08
    "Disneylândia (coisas fofas) com Las Vegas (neons)". Exatamente!! O quinquagesimo primeiro estado dos EUA.

  4. Rafael @ 8 Jan, 2008 : 23:14
    Obrigado pelo comentário Gorgeous, isso é muito útil pra mim. Eu sei que não é bem assim que funciona, que não-descendentes podem ir ao Japão também mas com uma certa limitação e mais dificuldades talvez. Então, como eu disse no meu comentário eu tinha uma idéia romântica do Japão, mas agoro posso dizer que estou um pouco mais pé no chão. Eu idealizava muito o japão como uma nação de super-heróis e pessoas totalmente disciplinadas mas sei que há suas excessões assim como em qualquer outro lugar agora, sim mais do que nunca minha vontade de ir ao Japão está evidente! Porém não sei como, eu deduzi que você mora ai, você é brasileiro, não é? Se for possível me adiciona no msn ou envia um e-mail pra mim no endereço: rafael.neos@gmail.com gostaria de obter mais informações do Japão, no momento tenho estudado um pouco da história do Japão no Brasil, abraços!

  5. Gorgeous @ 9 Jan, 2008 : 13:06
    Nao foi nada, Rafael. Ser util eh um prazer. Nao, nao ha limitacao nem dificuldades pa vir a ca, nao, pelo fato de nao ser descendente. Procure o consulado ou embaixada do Japao mais proxima da sua residencia e se informe. Um dado economico para voce: o "baby boom" (a explosao de natalidade ocorrida no Japao logo apos a Segunda Guerra) chega a seu final, com os japoneses nascidos nessa epoca ou morrendo ou se aposentando. Agora, o crescimento vegetativo aqui esta negativo ja ha alguns anos e ha grande demanda por mao de obra qualificada, ou seja, pessoas com nivel universitario. Mas ja lhe aviso, para morar aqui e se dar bem tem de ser perseverante. O preconceito racial come solto.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Raquel Hoshino é mezzo japa, mezzo italiana. Jornalista, ariana e chefe escoteira, está atrás de seu "gene zen". Aquele pedacinho oriental perdido, suficiente para transformá-la numa pessoa iluminada e calma o suficiente para comer uma tigelinha de arroz, grão por grão, enquanto admira a paisagem de suas jornadas.
 


Tags

2008  acampamento  adolescente  adolescentes  americanos  amigo  amigos  amizade  Angeles  animado  animê  ano  ano-novo  antepassados  áries  arroz  arte  astroboy  Astroboy  astrologia  atrações  Áustria  balé  bamboo  Bamboo  barbie  Barbie  Batman  bento  bentô  bijuterias  Bleach  boneca  brinquedos  Caixão  califórnia  Califórnia  calma  calvin  caminhada  Camp  carro  Cavaleiro  Cavaleiros  céu  chegadas  chibi  cinema  Columbia  comida  conhecer  convite  coragem  Coringa  cosplay  cosplayer  crescimento  cultura  curso  da  dança  daqui  de  Death  descendentes  desejos  desenho  diário  do  edelvais  edelweiss  escoteiro  escoteiros  exposição  fashion  fashionista  férias  filmes  fim  fotografia  furikake  futuro  gastronomia  gene  gothic  gótica  graus  Greenwich  gripe  grupo  Heath  Hello  imigração  indígenas  índios  interior  internautas  Irlanda  irritação  japão  japop  jornada  journey  karaokê  Karen  Keika  Kitty  Kuromi  lamen  lámen  Ledger  leitor  leitores  links  Los  lugar  mãe  mangá  mascote  Mauricio  melão  mestiço  mestiços  moda  momoko  Momoko  Mônica  moyashis  multirracial  multirracialidade  naruhito  naruto  Naruto  Natal  Note  Nova  Noviça  novo  nuvem  nuvens  NY  obento  obentô  Osamu  padroeiro  pais  paixões  passado  passeio  passeios  Patrick  paz  pedidos  Peregrino  personagem  Pokemon  polenta  pop  posts  presente  Princesa  príncipe  programas  questões  raízes  Rebelde  refrigerante  respostas  Saint  sanduíche  seis  semana  sintomas  soran  soul  Sousa  stress  Superagui  tecnologia  tempo  Tezuka  Tikara  tokusatsu  Toronto  torradas  Trapp  Turma  viagem  von  Wired  York  yosakoi    zen  Zodíaco 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados