Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Cultura Pop

  BlogsCultura Pop › Conheça a J-Music brasileira


 

« Adivinhando o futuro através dos mangás

Trabalhando, trabalhando e trabalhando »

 
3 Mar, 2008

Conheça a J-Music brasileira

kitadani-hiroshi.com

Ricardo Cruz e a banda Jam Project

J-Music é a sigla usada para definir a música japonesa que se subidivide em outros estilos, sendo os mais conhecidos no Brasil o J-Pop, o J-Rock e a música Enka (estilo musical tradicional japonês). Quem não entende o idioma pode até torcer um pouco o nariz ao ouvir as músicas, mas, no geral, em um país que tem uma das maiores colônias japonesas do planeta, é inegável que o estilo já venha ganhando uma boa quantidade de adeptos por aqui. Tudo começou com os primeiros imigrantes, com o karaokê e seus diversos concursos, e depois acabou disseminado no país inteiro pela internet, pelo sucesso dos desenhos japoneses e pelas séries de super-heróis cujos temas de abertura quase sempre vêm com a música no idioma original.

Quando uma série ou desenho passa a fazer sucesso, tudo agregado a ele fica muito mais conhecido. Quem ouvia música japonesa em meados dos anos 1990 lembra-se muito bem de Utada Hikaru, Ayumi Hamasaki e Namie Amuro, consideradas as divas do J-Pop. Hoje existem diversos outros cantores e bandas que também são conhecidos no Brasil, como Larc En Ciel, Asian Kung Fu Generation, Arashi, Jam Project, YUI, Anna Tsuchiya, Mika Nakashima, etc. Isso citando apenas alguns de que me lembro agora. Sim, o Brasil escuta e canta as músicas japonesas. Já existe uma batelada de fãs para as mais diversas bandas e cantores brasileiros que cantam em japonês. Essa é a J-Music Nacional que anda se formando por aqui. Uma música japonesa com jeitinho de Brasil e que você deve conhecer!

Conheça alguns cantores do J-Music com tempero nacional

Ricardo Cruz
Ele começou cantando músicas de anime e de super-heróis em karaokês, como Jaspion e Changeman, e logo se juntou a uma banda cover chamada Wasabi,  passando a tocar em diversos eventos por aí. Como fã dos cantores japoneses, conseguiu entrar em contato com um de seus ídolos chamado Hironobu Kageyama (Meu ídolo também!) e organizou o primeiro show do cantor no Brasil em 2003. Os dois viraram amigos e o cantor japonês um dia o chamou para participar de um concurso que escolheria, no mundo inteiro, um novo membro para sua banda. E o Ricardo mandou uma demo feito num estúdio aqui em São Paulo. Em meio a competidores japoneses, chineses e coreanos, ganhou o brasileiro, que hoje faz parte da banda japonesa Jam Project, um grupo vocal formado por seis integrantes, que se destaca no ramo das músicas para animes, chamadas animesongs. Em 2007, Ricardo fez sua primeira participação como convidado da turnê da banda, cantando apenas três músicas. Sua participação rendeu uma boa repercussão na mídia japonesa e o jovem cantor brasileiro já tem muitos fãs por lá. Agora em 2008 ele está participando de sua segunda turnê e desta vez participa de 13 músicas do show. No último domingo, 2, ele fez seu último show no NHK Hall, em Tóquio. Este show é importante porque é nele que será gravado um dvd que será lançado posteriormente. A turnê deste ano do Jam Project chama-se No Border, e pela primeira vez será mundial. Estão previstos shows em diversos países como China, Coréia, França e, claro, o Brasil. Aqui o show deve acontecer no mês de julho.

Site oficial do Jam Project: http://www.jamjamsite.com/


Skill - Jam Project - com participação de Ricardo Cruz

 


Abertura dos Cavaleiros do Zodíaco - Saga de Hades - Inferno

 

Robertinho Casanova
Foi depois que terminei de escrever este texto que dei uma boa olhada na história de Robertinho Casanova, que está na seção Minha História aqui do site. Brasileiro da gema, começou a curtir música japonesa nos karaokês, participou de diversos concursos e hoje mora no Japão, onde faz shows para japoneses e brasileiros. Sua esposa, Mika, uma japonesa genuína, canta bossa nova e os dois fazem duetos juntos.


Perfil: http://japao100.abril.com.br/perfil/390/

Roberto Casanova e Diogo Miyahara no NHK Latino Nodojiman

 

As bandas
Os eventos de animes brasileiros estimularam os jovens que gostam de J-Music a formarem bandas cover e algumas delas são muito boas. Atualmente, além de fazer músicas cover, também passaram a compor e criar suas próprias músicas.

 

J-Squad
Começou em 2005 como uma banda cover formada por músicos não-descendentes e descendentes de japoneses que curtiam o J-Rock. Aproveitando-se do sucesso dos eventos de anime e mangá no Brasil e se apresentando em vários Estados, a banda ganhou muitos fãs e atualmente possui duas músicas de traballho compostas pelos membros. A cantora Verônica Huang interpreta junto com Eduardo Costa a música Scarlet Fades e Beyond. Ambas podem ser ouvidas gratuitamente na internet, basta entrar em contato com os fãs da banda acessando os sites e suas comunidades no orkut. Os links estão abaixo.


Site da banda: http://www.jsquad.com.br/
Orkut: Orkut e Fã Clube no Orkut
Música: Scarlet Fades

M’ai
Essa banda recente foi formada em 2007. Depois de muitos ensaios fez seu show de estréia durante o mês de janeiro no Anime Party. A vocalista é Natalie Hidemi e o estilo deles explora mais o lado romântico do J-Rock. É possível ouvir um trecho da música original, Munashii Yoru, da banda no blog do site oficial.


Site oficial: http://www.mai.mus.br/
My Space: http://www.myspace.com/bandamai
Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41927170

Postado por Renato Siqueira | 3 comentários

Comentários

  1. Natalie Hidemi @ 5 Mar, 2008 : 23:28
    Hey Renato! Muito obrigada mesmo por falar da M'Ai! Fiquei muito contente! E está muito legal o seu texto! Assim como o blog todo... Parabéns! :D Sucesso pra você! Beijos!

  2. kyo @ 6 Mar, 2008 : 17:14
    Hey, show de estréia da M'Ai foi no NihonGO!

  3. roberto casanova @ 11 Mar, 2008 : 18:42
    ola amigo fico feliz por vc suceso um grande abraco do cantor pop casanova...08016170775

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Renato Siqueira, 29 anos. Começou a se interessar por cultura japonesa quando tinha 13 anos e nunca mais parou. Está terminando o curso de Letras Português e Japonês na USP. Foi para o Japão em 2007 e pretende voltar logo que puder! Curte anime, mangá, games, cinema, J-pop, novelas, tokusatsu, comida e tecnologia japonesas - tudo que faz o Japão ser tão interessante e que chega até nós.
 


Tags

じはんき  アフレコ  スリッパ  ポケモン  100  14  2008  50  8  Abira  aeroporto  Aichi  akihabara  Akihabara  akira  Akito  americano  anime  Anime  Animecon  animesongs  Animinas  anos  Art  Ash  Assassinos  Atae  Atsuicon  automáticas  bambus  bate-papo  bebê  blog  Bonecos  boss  branco  brasil  Brasil  Brasileiro  Brinquedos  café  cagliostro  Cancelado  carioca  Casanova  celebridade  Centenário  Center  Centro  chindogu  cidade  cinema  city  coffee  com  computadores  Con  Cool  Cosplay  cream  Crime  Cruz  cultura  Cultura  Cultural  daisuki  Day  de  dia  do  DS  dsi  dublador  dublagem  DVD  Elle  Emily  Enka  espalnhol  Estranho  estudantes  Family  Fanmix  federal  filme  Fortaleza  Friends  Fuji  Fund  Funk  Gashapon  geeks  Gravure  guarulhos  gueixa  haru  Havaianas  Hayakita  Hayao  Herói  Hibiki  Hikaru  hobby  Hokkaido  Hostess  ice  Idol  ikebukuro  imperiais  Intercâmbio  internet  invasão  japan  Japan  japonês  Japonesa  japoneses  JBC  j-drama  Jero  J-Music  jogo  jones  J-Pop  J-Squad  Ketchum  Koji  Kyabakura  Last  lee  lei  Mai  maluco  manga  Manga  mangá  Máquinas  matsuzawa  Matsuzawa  Mercado  Mix  Miyazaki  momoka  MTV  mulher  Mundo  música  namja  Naruto  nas  natsu  negro  nerd  Neve  nikkei  nintendo  nipo  no  Nobuo  novela  omedetou  Otaku  paginas  Paulo  Penpas  pipoca  pirataria  Pocky  Pokémon  pop  Pudim  Racer  receita  revista  Ricardo  Roberto  sana  Sana  São  Satoshi  Semana  Sempre  Shinjuku  shoyu  Slipper  sonhando  sorvete  Speed  Summit  Surippa  sushis  Tecnologia  Temaki  Tigarah  tokyo  tommy  Totoro  town  Toy  turista  TV  Twitter  Utada  venda  virtual  Wachowski  Wada  WCS  White  World  Yamada  Yuki  yumi  Yumi  北海道  声優  安平  早来町  自動販売機  雪だるま 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados