Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Armazém 14

  BlogsArmazém 14 › Nelson Yoshimura, o primeiro craque brasileiro em campos japoneses


 

« Surpresas na minha caixa de e-mail

Luis Go Ikemori. O primeiro sekitori brasileiro. »

 
24 Mar, 2008

Nelson Yoshimura, o primeiro craque brasileiro em campos japoneses

A liga profissional de futebol do Japão, a J-League,  só surgiria em 1993, mas muito antes disso já havia um brasileiro que brilhava nos gramados japoneses.

Em 1967, Nelson Yoshimura foi o primeiro brasileiro e também estrangeiro a jogar futebol num campeonato japonês. Na época não havia campeonatos profissionais e nem clubes. Os times eram formados por funcionários de indústrias. Nelson jogou lá pela Yanmar, uma fábrica de motores diesel que tinha subsidiária aqui em São Paulo.

Em 1970, Nelson, que era nascido na cidade de Tupã (São Paulo), naturalizou-se japonês e adotou o nome de Daishiro Yoshimura. A partir daí começou a ser convocado para a seleção japonesa, onde se tornou uma das estrelas do time. Sua técnica bem diferente dos demais jogadores japoneses chamava muita atenção e sua especialidade eram as assistências para gol. Não chegou a ganhar grandes competições pelo Japão, mas ajudou a popularizar o futebol no país que se tornaria palco da Copa de 2002 e que também seria  destino para inúmeros jogadores brasileiros profissionais como Zico, Leonardo, Dunga e César Sampaio.

Nos seus últimos anos de vida, Nelson estava atuando como olheiro do Cerezo Osaka, clube que foi originado do antigo time do Yanmar. Estava com planos de se aposentar e retomar a cidadania brasileira, mas um derrame cerebral no dia 1º de novembro de 2003 interrompeu seus sonhos. Nelson Yoshimura tinha apenas 56 anos quando faleceu.

Este post é uma republicação do post do meu outro blog, e o coloquei aqui como uma homenagem a Evelyn, Rodrigo e Douglas, sobrinhos do Nelson Yoshimura.

 

Postado por Alexandre Sakai | 3 comentários

Comentários

  1. Evelyn @ 26 Mar, 2008 : 18:22
    =) Obrigada novamente Alexandre...como disse antes ficamos muito felizes qdo conhecemos pessoas que sabem um pouco da história do meu tio. e um follow up, o jornalista vai em casa hoje.

  2. Rodrigo @ 27 Mar, 2008 : 23:13
    Mto show essa reportagem. Espero que o pessual conheça um pouco mais de nosso tio, como a maioria dos jogadores de futebol do passado, sempre ficaram como gênios mas nunca com prestígio ou uma situação financeira, espero que essa luta que meu tio teve para ser um jogador, levando e popularizando ainda mais o futebol no japão seja reconhecida. Muito poucos conhecem a história dele, eu já dei aula para os filhos do Vagner Lopes, ex jogador da seleção japonesa de futebol, um brasileiro naturalizado japones também, e não sabiam quem era Nelson Yoshimura. Nem os filhos nem o pai, que teve quase o mesmo caminho que ele.

  3. Ale Sakai @ 30 Mar, 2008 : 16:39
    Oi Evelyn e Rodrigo, o mais legal de tudo é saber que de alguma forma eu ajudei nessa materia que vão fazer sobre ele no Japão. Quem sabem não resolvam fazer algo do tipo aqui no Brasil também. Abraços!

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Alexandre Sakai é publicitário. Paulistano, nascido no bairro do Ipiranga, é sansei, neto de japoneses. Adora fuçar livros, revistas e a internet atrás de informações e novidades. Atualmente tem coletado histórias curiosas da comunidade japonesa no Brasil para escrever um livro.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados