Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Armazém 14

  BlogsArmazém 14 › O presente dos 400 anos de São Paulo


 

« O carnaval mais japonês da história

Teru Teru Quem? »

 
24 Jan, 2008

O presente dos 400 anos de São Paulo

Um lugar bacana pra visitar nesse feriado aqui na cidade de São Paulo é o Pavilhão Japonês. Muita gente não entende muito bem o porque da localização daquela contrução japonesa no meio do Parque do Ibirapuera. Mas o pavilhão está lá desde que o parque foi inaugurado em 1954, como um dos marcos do IV Centenário da cidade de São Paulo.

Ele foi apenas um dos projetos que a comunidade japonesa preparou para as comemorações de aniversário da cidade. Houveram também diversas exposições e festas naquele ano. E grande parte da verba veio de contribuições arrecadadas nas colônias nikkeis espalhadas pelo país. Foi a primeira vez que a comunidade japonesa do país se uniu com um propósito único. Naquela época não havia nenhuma organização que reunisse os interesses da colônia e o consulado japonês ainda estava em fase de instalação. Mas essa mobilização acabou servindo de exemplo, tanto que a comissão que havia sido criada para organizar os projetos acabou dando origem a duas entidades muito importantes: a Sociedade Paulista de Cultura Japonesa e a Aliança Cultural Brasil Japão.

 

O Pavilhão Japonês tem sua arquitetura inspirada em um famoso palácio japonês, o palácio Katsura de Kyoto. Seu projeto contou com a colaboração de especialistas japoneses neste tipo de construção que é feita toda através de encaixes, sem a utilização de pregos. O pavilhão ocupa um terreno de mais de 2200 metros quadrados com 568 metros quadrados de área construida. Dentro dele você pode encontrar diversas obras de arte doadas pelo governo japonês e que formam uma pequena amostra da cultura nipônica. E além de um lindo jardim ao seu redor tem também um lago com carpas, que foi construído apenas em 1980.

E neste ano me parece que o pavilhão será palco de uma série de celebrações referentes ao Centenário. Anote na agenda que vale a visita.

Postado por Alexandre Sakai | 11 comentários

Comentários

  1. paulista @ 25 Jan, 2008 : 19:45
    pavilhao japones esta abandonado

  2. Jessica Y. @ 28 Jan, 2008 : 01:25
    oh paulista. Como assim abandonado? Eu estive lá recentemente e achei tudo muito bonito e bem conservado. E as carpas então? Lindas. Adorei o passeio assim como foi muito bom saber um pouquinho da sua história por aqui.

  3. Ale Sakai @ 28 Jan, 2008 : 01:29
    Essas fotos ai fui eu mesmo que tirei quando estive lá ano passado. O que prova que o lugar continua muito bonito apesar dos seus 54 anos de idade, não acha?

  4. paulistano @ 29 Jan, 2008 : 20:07
    as aparencias enganam

  5. Raquel Hoshino @ 30 Jan, 2008 : 01:39
    Paulista, o Pavilhão não está abandonado, não. Estive lá em dezembro/2007 para gravar os vídeos de mangá, animê e cosplay e tudo estava na mais perfeita ordem. Inclusive havia uma exposição de quimonos. Se quiser conferir, entre no meu blog (http://japao100.abril.com.br/blog_dnamestica/). Cenas que foram gravadas lá: toda a seqüência falando dOs Cavaleiros do Zodíaco (vídeo animê) e a chamada para mais vídeos de VEJA, no fim do vídeo do cosplay. Abs!

  6. Ewerthon @ 30 Jan, 2008 : 01:57
    Você acredita que ainda não conheço o Pavilhão... e olha que era frequentador assíduo do Parque do Ibirapuera... Quem sabe quando eu voltar ao Brasil...

  7. Evelyn @ 30 Jan, 2008 : 16:03
    Bom a última vez que estive no Pavilhão ele estava em reforma...quase nada exposto, apenas salas com coisas cobertas... Gosto de lá tanto que levei "turistas" para conhecerem, mas acabamos só dando uma volta no jardim e uma parada nas carpas... Desaforo terem me cobrado ingresso inteiro... Mas se está na "ativa" fico feliz!

  8. Akie @ 19 Mar, 2008 : 19:05
    O Pavilhão é lindo e não está abandonado.

  9. eri @ 17 Jun, 2008 : 18:44
    "Houveram também"?? O_O

  10. vanilton dias @ 29 Jun, 2008 : 08:39
    gostaria muito de apresiar alguns episodios de animes japoneses como naruto

  11. José Carlos M. Ferraz @ 30 Ago, 2008 : 11:23
    Nós da Comunidade da Fanfarra e Banda Marcial Aguias Negras de São Paulo, nos colocamos a inteira disposição a corporação musical para apresentarmos em sua festividade de 100 anos no Brasil, com os Hinos do Japão e o Hino Nacional, trata-se de uma Corporação totalmente independente e atende para apresentação aos sábados e domingos. Atenciosamente. A direção da Fanfarra/Banda Marcial Águias Negras.

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Alexandre Sakai é publicitário. Paulistano, nascido no bairro do Ipiranga, é sansei, neto de japoneses. Adora fuçar livros, revistas e a internet atrás de informações e novidades. Atualmente tem coletado histórias curiosas da comunidade japonesa no Brasil para escrever um livro.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados