Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Armazém 14

  BlogsArmazém 14 › O carnaval mais japonês da história


 

« Um pedacinho do Japão em Curitiba.

O presente dos 400 anos de São Paulo »

 
19 Jan, 2008

O carnaval mais japonês da história

Quem disse que a história da imigração japonesa não ia dar em samba? Neste carnaval só vai dar gente tocando tamborim com hashi. Diversas escolas no Brasil todo vão utilizar o Centenário da Imigração Japonesa como tema de samba-enredo. No Rio vai ser a Porto da Pedra com o samba "Tem Pagode no Maru". E em São Paulo A Unidos da Vila Maria vai entrar no sambódromo com "Irashai-Mase, Milênios de Cultura e Sabedoria no Centenário da Imigração Japonesa ". E não é só isso, o camarote do Bar Brahma, que promete ser um dos mais badalados do Sambódromo Paulista, vai estar totalmente decorado com motivos japoneses. Até eu, que não sou muito fã de carnaval, fiquei com vontade de assistir aos desfiles de dentro desse camarote. Pena que os preços estão mais salgados que bacalhau com shoyu.

E pra quem acha que essa mistura não dá certo, é só lembrar do título que a Vai-Vai ganhou em 1998 com o tema "Banzai Vai-Vai" em comemoração aos 90 anos da imigração japonesa. E no vídeozinho que eu postei tem uma apresentação do grupo paulista Wadaiko Sho, onde eles tocam samba utilizando tambores japoneses, o taiko. Eu achei muito bacana, não é a toa que eles tem se apresentado junto com o pessoal da escola da Vila Maria. Só os mais tradicionalistas é que devem ter ficado com os cabelos em pé. Então é melhor todos se preparem, porque neste carnaval só vai dar ISHI-KIN-DÔ! ISHI-KIN-DÔ!!!!

Postado por Alexandre Sakai | 8 comentários

Comentários

  1. matsuri dance @ 19 Jan, 2008 : 12:38
    a escola de samba PORTELA no rio de janeiro iria homenagear o IMIN 100 mas como ninguem quis ajudar nao homenageou.

  2. Liv @ 21 Jan, 2008 : 13:18
    Então eu que adoro cultura japonesa e adoro samba vou adorar esse carnaval!!!! ueba!!! :)

  3. Ewerthon @ 22 Jan, 2008 : 01:37
    Ola Ale! Faz tempo que não passo por aqui... Então, além do Porto da Pedra no Rio e da Vila Maria em Sampa, outras três escolas vão homenagear o Centenário: a escola da segunda divião Prova de Fogo, também de SP, uma em Santa Catarina, Embaixada Copa Lord; e uma no Amazonas, G.R.E.S. Sem Compromissso. Sabe que também não sou muito fã de carnaval, mas fiquei com vontade de ver tudo ao vivo... Acho que vai ser divertido... Só por curiosidade, quanto é o ingresso? abs

  4. Ale Sakai @ 22 Jan, 2008 : 12:23
    Valeu pela informação Ewerthon, e ainda deve ter mais algumas escolas espalhadas pelo Brasil que também vão fazer homenagens. O camarote do Bar Brahma tava saindo por 900 reais. Dei uma olhada também nos preços da tabela do sambódromo mesmo, nos dias 1 e 2, e eles variam de 40 reais na arquibancada a 32 mil reais o camarote para 25 pessoas.

  5. Emerson Medina @ 23 Jan, 2008 : 19:55
    Sem Compromisso em Manaus narra os 70 anos de imigração no Amazonas, claro que há um link com o centenário. A imigração em Manaus começou com os koutakuseis da escola Koutaku de agronomia para a implantação de um projeto de desenvolvimento de culturas no Amazonas, mas foi interrompido por causa da guerra. Quando os imigrantes chegaram nos anos 30, foram parar em Parintins hoje a terra do Boi Bumbá e desenvolveram a juta e a malva que representaram o principal produto da economia local até os 50. Foi um movimento sofrido como ocorreu no resto do País com muitas mortes devido as enfermidades da floresta como a malária.

  6. Bruno Kaneoya @ 24 Jan, 2008 : 12:15
    Tem também a escola de samba de FLorianópolis, Copa Lord que vai homenagear os japoneses.

  7. Ale Sakai @ 24 Jan, 2008 : 17:07
    Isso é pra gente lembrar que tem colônias japonesas nos quatro cantos do Brasil. Que legal. Vai ter japonês sambando pelo país inteiro.

  8. Harumi @ 25 Jan, 2008 : 22:44
    Não aprecio muito o Carnaval, mas esse ano não desgrudarei os olhos puxados da TV he he. Os brasileiros poderão conferir que´há muitos japoneses com samba no pé. Abs

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Alexandre Sakai é publicitário. Paulistano, nascido no bairro do Ipiranga, é sansei, neto de japoneses. Adora fuçar livros, revistas e a internet atrás de informações e novidades. Atualmente tem coletado histórias curiosas da comunidade japonesa no Brasil para escrever um livro.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados