Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Armazém 14

  BlogsArmazém 14 › Heróis japoneses


 

« Tropa de Elite Ninja

Relembrando os Natais passados »

 
8 Dez, 2007

Heróis japoneses

Uma vez eu ouvi a história de um menino que disse que quando crescesse queria ser japonês. A família achou graça afinal eles eram descendentes de italianos. Mas com certeza ele não era o único, isso porque ele era fanático pelo Jaspion, série japonesa que passava no Brasil e que foi muito popular entre as crianças das décadas de 80 e 90.

Eu também tive meus heróis de infância, só que naquela época quem fazia sucesso na TV eram Ultraman e companhia. O meu preferido era o UltraSeven que eu assistia na TV Record. Eu não podia ver um par de óculos que já brincava de me transformar em UltraSeven, assim como o Dan Moroboshi, identidade secreta do herói.

Mas os Ultras não foram os primeiros. Na década de 60, quando a TV ainda era preto e branco, um herói japonês já fazia sucesso entre a molecada, era o National Kid. Mas esse eu não assisti não. Não sou tão velho assim. Mas se você perguntar pra quem tem seus quarenta e poucos anos, com certeza ele vai lembrar. E se você não conhecia aproveite para ver a abertura da série no videozinho que eu postei.

Postado por Alexandre Sakai | 16 comentários

Comentários

  1. Karina Almeida @ 8 Dez, 2007 : 12:20
    hahahaha... adorei a abertura do "nashonaru kiddo"! eu assistia ao jaspion com meu irmao mais novo mas eu gostava mesmo era do changeman! ah, meu sonho era ser a changemarmeid e eu era apaixonada pelo changedragon :P

  2. Kleverson Neves @ 8 Dez, 2007 : 18:40
    Super maneiro teu post, conciso direto e fulminante. Assisti muito ao Nationaro Kido, que era unanimidade entre a criançada, não tinha pra ninguém, qualquer rua em que você passasse das casas em que havia crianças a música que saia pelas janelas era a dele.Abraços.

  3. IMIN 100 @ 8 Dez, 2007 : 20:19
    www.imigracaojaponesa.com.br

  4. Uberlan @ 9 Dez, 2007 : 12:55
    Eu também adorava Ultra Seven, era o meu preferido da família Ultra. E mais tarde passei a gostar de Jaspion, Changeman e Black Kamen Rider. Parece que estou ouvindo as músicas das aberturas, das transformações, das lutas enquanto digito. Sinto falta! Pena que atualmente o interesse é mais pelos animes e mangás. No máximo temos Power Rangers, aquele lixo americanizado. O que eles têm contra heróis japoneses? A 2ª Guerra Mundial acabou faz tempo, caramba!

  5. Alexandre Nagado @ 10 Dez, 2007 : 14:36
    Ultra Seven ainda é bastante cult no Japão, com muitas aventuras inéditas por aqui. Não é só nostalgia não, o personagem é ótimo. Ah, e eu tenho um souvenir raríssimo: uma réplica idêntica do Ultra Olho, o visor de transformação do Ultra Seven. Pena que ele não funciona...

  6. Ale Sakai @ 11 Dez, 2007 : 18:31
    Opa.. Se tem alguém que entende sobre o assunto é o Nagado. Pra quem não sabe ele lançou recentemente o livro "Almanaque da Cultura Pop Japonesa" pela editora Via Lettera. Nagado, eram esses os óculos dos meus sonhos de infância. Empresta pra mim? rs... Abraços!!!

  7. Raquel @ 11 Dez, 2007 : 21:36
    O herói de que eu gostava era bem trash: o Spectreman. Morria de medo do Dr. Gori, mas não perdia um episódio!

  8. Alexandre Nagado @ 12 Dez, 2007 : 01:24
    Alguns anos atrás, o dublador Afonso Celso (que fazia a voz do Dan Moroboshi), em um evento, posou para fotos usando o Ultra Olho. Na ocasião, emprestei a réplica para as fotos. Me lembre de levar na próxima vez em que nos encontrarmos. E quando eu era criança, eu também era maluco por esses assessórios. Antes tarde do que nunca, ah ah! :-) Abraços!

  9. Ale Sakai @ 13 Dez, 2007 : 01:33
    Raquel, eu também gostava do Spectreman (man-man-man...) apesar de ser bem mais trash. E aquele macaco loiro, o Dr. Gori, é um verdadeiro ícone da TV. Nagado, eu já tive aquelas máscaras de carnaval do Ultraman. Brinquei tanto com ela que deve ter virado pó.

  10. Alexandre Nagado @ 13 Dez, 2007 : 14:10
    Eu tinha uma máscara de carnaval do Ultra Seven. Ela arrebentou rapidinho, ah ah. E o Dr. Gori era o verdadeiro astro da série. Aliás, ele foi dublado pelo mesmo dublador do Seu Madruga e do Lionel Luthor. Não são todos eles meio parecidos? :-)

  11. Alberto Minagawa @ 23 Dez, 2007 : 09:41
    hahaha...eu tb pegava o oculos do meu irmao para brincar,bons tempos,e hoje por ironia do destino uso oculos e as vezes brinco com meus filhos de ultra7:P

  12. Ricardo Tsuyoshi @ 23 Dez, 2007 : 20:34
    Caramba,assistia ao Ultraman,ao Retorno de Ultraman e ao Ultra seven!Lembro que sempre discutia com a minha irmã pela posse da TV,porque ela queria ver a princesa e o cavaleiro.

  13. Mariany @ 27 Dez, 2007 : 01:48
    Nossa que divertido. Acompanhei um pouco de tudo e o que não pude assistir da época passei a procurar por curiosidade depois. Dá saudade. Ótimo post, pegou bem no ponto para que todos consigam recordar em pouco tempo.

  14. Emerson Medina @ 9 Jan, 2008 : 21:48
    Olá Alexandre, parabéns pelo blog. Eu curtia o Spectreman e depois o Jaspion, nos anos 90, mas já assistia com aquela sensação de 'é bom, mas não é o Spectreman'. Ai este ano o meu irmão - o caçúla - de 29 chegou com um DVD do Jaspion e eu peguei emprestado pra 'passar o tempo'. De cara, de madrugada, eu , 35, me peguei 'cantarolando' (não falo japonês, só o básico do Dojo) os temas de abertura e do gigante guerreiro (a nave-robô do Jaspion) enquanto assistia os episódios. É inegável como esses heróis deixaram as nossas tardes mais divertidas. Em Manaus, a família Ultra chegou a TV depois do Spectreman, bem depois.

  15. erico @ 5 Abr, 2008 : 22:13
    muito legal seu blog,e interessante poder comentar as lembrancas de um tempo que jamais voltara.vejo hoje na tv os desenhos animados que e uma chatice,eu nao perdia um capitulo do jaspion e chagemans,eu so nao entendo o porque saiu da telinha,sendo que o chaves e muito mais velho e mais chato,passa todos os dias.. abraco

  16. alexandreritzmann@bol.com.br @ 14 Jul, 2008 : 19:32
    Vi todos e até esper um menino que se transformava em super heroi sua mãe éra um passaro de lata que aparecia em seu ombro para orientalo quem lembra.abraço joinville SC

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Alexandre Sakai é publicitário. Paulistano, nascido no bairro do Ipiranga, é sansei, neto de japoneses. Adora fuçar livros, revistas e a internet atrás de informações e novidades. Atualmente tem coletado histórias curiosas da comunidade japonesa no Brasil para escrever um livro.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados