Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Blog da redação

  BlogsBlog da redação › O chá e os japoneses do Vale do Ribeira


 

« Breve história do cinema entre os imigrantes

“Rodinhas” para o hashi »

 
30 Ago, 2007

O chá e os japoneses do Vale do Ribeira

Divulgação/Ecofalante

Você gosta de chá? Eu adoro chás. Tenho vários tipos lá em casa. Deixo uma verdadeira trilha de xícaras pelos quartos, até ter de sair catando todas para lavá-las - mais por falta de xícaras limpas do que pela vontade de ter a casa em ordem, vejam bem.

Falei do meu gosto por essa bebida porque dias desses a Katia, aqui da redação, foi atrás de uma informação sobre um documentário em DVD que conta a história da imigração japonesa no Vale do Ribeira e sudoeste do Estado de São Paulo. E é dessa região que vem uma marca de chá bastante comum nos supermercados de São Paulo, o Ribeira. O cultivo da planta foi introduzido no vale por imigrantes japoneses.No fim, a Katia conseguiu o DVD, direto com o Chico Guariba, da ONG Ecofalante (www.ecofalante.org.br), que produziu o documentário (obrigada, Chico!). Não sou especialista em cinema, mas achei “Os Japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista” muito bom. A narração foi montada com os depoimentos – alguns bem emocionados - das pessoas que vivem lá. Também tem muitas fotos, a maioria tirada por um imigrante chamado Suejiro Yasunaka, que tá na foto deste post.

Aprendi, por exemplo, que os japoneses chegaram ao Vale do Ribeira em 1913, como resultado de um projeto de assentamento. Os imigrantes podiam ter uns dez alqueires de terra, uma área que “virava a cabeça de qualquer um”, diz um dos entrevistados.

Mas, claro, ralaram muito para fazer a terra render frutos. No Vale do Ribeira – que inclui as cidades de Registro e Sete Barras – plantaram não só chá, como arroz, cana-de-açúcar, café, banana. Perto dali, em São Miguel Arcanjo, cultivaram batatas e uvas. Limparam a terra, ergueram escolas, fizeram miais para casar os filhos, jogaram beisebol, prosperaram, enfrentaram crises, viram os netos partir para o Japão para trabalhar.

Ou seja, apesar de falar do Vale do Ribeira, o documentário acaba sendo também um resumo em 26 minutos da história da imigração japonesa como um todo. Se tiver a oportunidade de assistir ao DVD, não a perca. Dá para comprar na Ecofalante, tel. (11) 3814-9099 ou faleconosco@ecofalante.org.br, por R$ 20.

Postado por Chiaki Karen Tada | 12 comentários

Comentários

  1. sou da seicho no ie @ 31 Ago, 2007 : 20:07
    Vou pedir pra revista veja,jornal folha de sao paulo e tv globo pra ajudarem o IMIN 100.Muito obrigado,muito obrigado.

  2. NObuyuki Kashimoto @ 2 Set, 2007 : 22:08
    Fazer desta oportunidade de centenário a compilação de maior número casos e episodios das lutas para sobrevivencia em terra adversa seja cultural,diferença idiomatica, social ,economica e assitencia a saúde que era manga de colete... É a historia, curriculum de uma geração de imigrantes.... os erros e insucesso servirão de exemplos bons ou más, para serem corrigidos, ou melhor, melhorados. jamais repetiremos erros. Os jornais, revistas e otros veículos certamente contribuirão enormemente nessa pesquisa e formação de opiniões.Objetivamente os erros do passado servirão para dekassegui de hoje. É a preocupação com a educação dos filhos brasileiros no Japão,pois essas crianças não sabem se aprende o Japones ou lingua portuguesa. Quem conseguir estudas as duas, ótimo, e daqueles que não aprederem nem uma nem outra?

  3. MESTISO @ 4 Set, 2007 : 12:05
    TODO MUNDO AJUDAR O IMIN 100 PRA QUE SEJA 1 SUCESSO. BRANCOS, NEGROS,AMARELOS, VERMELHOS(INDIOS)CATOLICOS, EVANGELICOS, ESPIRITAS, MULHERES, HOMENS, GLS, RICOS, POBRES, MESTIÇOS, LOIRAS, MORENAS, PORTUGUESES, ITALIANOS, GAUCHOS, CATARINENSES, ETC..... POR Q CENTENARIO SÓ SE TEM 1 VEZ NA VIDA.IMIN 100 MERECE DO BOM E DO MELHOR.DEUS OS ABENÇÕEM E FIQUEM COM DEUS.BANZAI IMIN 100.ESSA FESTA É DE TODOS OS BRASILEIROS,É DO BRASIL ,INCLUSIVE É DOS BRASILEIROS QUE MORAM NO JAPÃO NA EUROPA E NOS EUA NÉ?ARIGATO.

  4. mesticinha @ 11 Set, 2007 : 15:05
    é isso ai mestiso,concordo genero numero e grau,só na alta sociedade,entre os mais ricos,elite dominante no BR ainda não é mestiça,mas se Deus quiser,Deus há de querer também vai ser né?

  5. miyuki @ 13 Set, 2007 : 18:14
    A ministra marta suplicy do "relaxa e goza" disse q o presidente lula irá ao JP por causa do imin 100.

  6. Diogo Yasunaka @ 19 Set, 2007 : 17:48
    É com imensa surpresa e obra do destino que aqui estou a ver a foto de meu avo Suejiro Yasunaka, que veio ao Brasil com a missao de registrar atraves de fotos e colher cartas aos familiares que estavam no Japao. VIVA A INTEGRAÇÃO BRASIL-JAPAO.

  7. Daniele Suzukii @ 6 Nov, 2007 : 19:42
    Só gosto de chá veeerde hehehe Da cerimônia do chá! kkkkkkkkkkkkkk

  8. Cho Kyoto @ 6 Nov, 2007 : 19:45
    eu tambem amo chá!!! e sushi!!!!!!!!!!!!!

  9. Sergio @ 23 Dez, 2007 : 14:50
    Pessoal da Abril e de todos os meios que cobrirão os 100 anos da imigração japonesa, muito se comenta sobre o bairro da Liberdade, cidades como Maringá e Assis, onde houve uma forte influência da imigração japonesa. Mas devo lembrá-los que dentro do Estado de São Paulo, depois da Liberdade, a maior concentração de japoneses se dá nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano e não as tenho visto mencionadas em suas reportagens. São cidades que tem uma ligação muito forte com as tradições e a história de sua imigração e estão próximas à capital paulista. Não deixem de pesquisar estas duas cidades. Um grande abraço e feliz 100 anos à toda a comunidade nipo-brasileira.

  10. Okamoto san @ 15 Abr, 2008 : 13:37
    Cresci tomando chá preto de preferencia Chá Ribeira, meus filhos também. É com tomar agua. tá no sangue do Okamoto.

  11. Karen Kioto @ 2 Set, 2008 : 09:32
    Eu cresci tomando chá verde, eu AMO chá verde. Hoje tenho 3 filhos, e todos tomam chá verde! Todos adoram e idolatram esse chá! é como tomar agua

  12. Otavio Demasi @ 28 Set, 2010 : 13:47
    O Val do Ribeira pode aproveitar a temática do chá, da colonização japonesa e implementar projetos turístico de tematização, preservando tal patrimônio e fomentando o desnvolvimento sustentável e a vinda de turistas. Proponho também: Criação das Estâncias Ecológicas no Estado de São Paulo agosto 11th, 2010 | Author: Otavio Demasi - Mtb 32.548 Propor projeto-de-lei que denomina ESTÂNCIA ECOLÓGICA, a cidades que possuam características específicasm com a dotação orçamentária anual de 1% da arrecadação advinda do ICMS- Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, visando seu desenvolvimento sustentável. Os municipios do Vale do Ribeira, entre eles cito: Apiai, Barra do Turvo, Barra do Chapéu, Cajati,Itaóca, Iporanga, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatú, Pariguera-Açú, Pedro de Toledo, Ribeira, Registro, Sete Barras, São Lourenço da Serra, todas do Vale do Ribeira. Com a regulamentação do projeto-de-lei, outras cidades poderão pleitear tal a categoria de ESTÂNCIA ECOLÓGICA. Informo quena região do Vale do Ribeira, temos 3 Estâncias Balneárias e 1 Turística, que por Lei, recebem 1% do ICMS. Preciso do voto para fazer desta proposta uma realidade.DEMASI 40 963 DEPUTADO ESTDUAL www.otaviodemasi.com

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Chiaki Karen Tada, jornalista, tem um pezinho no Japão, mas cresceu na Grande SP. Gosta de imaginar como teria sido o dia em que os pais decidiram se mudar para cá. Ela escreve neste blog, mas não pensa sozinha, não. As novidades e idéias são de toda a equipe.
 


Tags

2008  abertura  Abeuni  Abril  ACCIJB  agricultores  alimentos  ambulantes  Angelo  Anhembi  apresentadora  arte  Artes  artistas  árvore  Asebex  associação  ator  atriz  Ayrton  balas  bambu  banca  Batatas  bate  bate-papo  beisebol  bilbioteca  bolsistas  bomba  boneco  bonenkai  Bons  Brasil  Bueno  Bunka  Bunkyo  calendário  cantor  cantora  cantoras  cantores  carnaval  Carnaval  Catador  Catarina  Catarinense  centenário  Centenário  centro  cerimonial  Chá  Chiaki  China  Cine  cinema  comida  compras  costumes  criança  Cristina  Cuba  culinária  cultura  Cultura  cultural  Cultural  D  daruma  de  dekasseguis  desenho  Dicas  diretor  doação  documentário  DVD  ecologia  edo  Edo  Eizo  empresas  encontro  engenheiros  espadas  esportivo  evento  eventos  Exame  Fansc  feira  Fernanda  festa  Festa  festival  Festival  fevereiro  filme  flash  flauta  florescer  Fluidos  front  Fujisaki  Fundação  funk  furoshiki  Gabriel  game  gateball  Gatebol  genealógica  Geographic  Giasseti  Globo  gohan  grupo  Guia  hábitos  haikaa  Hasekura  hashi  hideko  Hinamatsuri  hirata  Hirata  Hiroshima  história  homenagem  honma  Hoshino  Hoyama  Hugo  humanidade  ibirapuera  imigração  imigrantes  Imigrantes  impresso  infância  Instituto  Interseinen  Isec  Ishii  janeiro  Japão  japao100  japonesa  japonesas  Japonique  Jazz  JCI  Jessica    Joe  jovem  jovens  judô  Jun  kabuki  Kaeru  kaikan  Kana  kasato  Keika  Keio  Kenjutsu  kenzo  Kiai  Kishikawa  Kobe  Koshukai  koto  kotobiya  Kumabe  Latina  Liberdade  literatura  livro  manako  Maringá  mascote  Matsuri  Mauricio  Mawaca  melissa  Memorial  mesa  Mika  miss  moda  moyashi  Moyashi  moyashis  Mugnaini  museu  Nagasaki  naruhito  Naruhito  Nascente  natação  Natal  National  neve  nikkei  nikkeis  nipo-brasileira  nipo-brasileiras  nipo-brasileiro  Niten  Niterói  novela  ogawa  Ogawa  Olimpíada  onsen  Origami  Paixão  PaPeRo  papo  participação  patrimônio  Pequim  persoangens  pinacoteca  Pinacoteca  pioneiros  pipa  Playarte  programa  Programa  Proibida  Projeto  quadrinho  Quatro  quimono  redação  Registro  restaurante  resultados  revista  Ribeira  Rodas  Sabores  Sakai  Sakamoto  sambódromo  Sambódromo  Sano  Santa  saquê  saquerinha  Secretaria  Seinen  Semana  shakuhashi  shamisen  Sho  show  Silk  site  Soares  softbol  Sol  solenidade  Someya  spfw  sumotori  Superinteressante  sushi  taiko  takai  Takai  tako  teatro  temaki  têns  termas  Terra  tigarah  Tikara  tocha  tokyogaqui  Tonq  Toyama  tradicional  tradições  triatlo  Tsunami  Tsunenaga  TV  Ueda  Unesco  UOL  Vale  Verde  Viva  Wadaiko  Waseda  WCS  widgets  yabu  Yassuda  yukidaruma 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados