Olá, faça o Login ou Cadastre-se
J-Look

  BlogsJ-Look › Alinne Moraes fala do Japão


 

« We love Blythe

Daniele Suzuki, a japa carioca »

 
20 Fev, 2008

Alinne Moraes fala do Japão

A estrela da novela das 8, Duas Caras, já morou em Tóquio, antes de começar a trabalhar como atriz. A linda e fashion, Alinne Moraes, conta um pouco do que achou...

Uma palavra que não esquece:
A palavra que eu mais usava era  "Chotto matte kudasai”, eu estava sempre apressada e pedindo para as pessoas terem um pouquinho de paciência.

Bairro Predileto: Hiro, onde morava.

O que te impressiona na cultura? 
Lá parece que tudo é ao contrário. Os carros andam na rua do lado contrário, as revistas começam de trás para frente. Mas o que mais me impressionou foi o lixo. As pessoas jogam as coisas fora só porque soltou um botão. Um dia, eu estava andando na rua e achei uma bolsa Louis Vuitton no lixo, bem no meio da calçada. Não resisti e peguei. Dei de presente pra minha mãe. 

Um momento que te marcou?
Eu nunca mais vou me esquecer de uma festa em que comemoramos a entrada da primavera. Era um pic-nic no cemitério. A gente sentou nos túmulos e comeu, ali mesmo, entre os antepassados.

Trabalho que mais gostou:
Eu fiz umas fotos de biquíni na neve. Era uma geleira enorme, que depois eu descobri que era o Monte Fuji. A gente teve que usar uns emplastros colados nas costas pra esquentar. Foi demais!

Do que você não tem saudade?
Não gosto do empurra empurra do metrô.

Alinne Moraes tem um blog na Globo.com e tenta escrever sempre que pode.

 

Postado por adriana yoshida | 18 comentários

Comentários

  1. Aline Hirosse @ 22 Fev, 2008 : 12:37
    Linda de morrer vc Aline!!!! Adoro seu trabalho! Omedetouuuuuuuuu

  2. Nádia @ 22 Fev, 2008 : 14:20
    Sem querer ser chata, mas já sendo: de acordo com as normas mais usuais da romanização, acho que o certo seria "Chotto Matte Kudasai" (ちょっと待ってください)...

  3. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 21:53
    a nadia ta certa, mas deu pra entender ne :P o nome do bairro (chiqueresimo por sinal) tambem tem uma letrinha a menos. eh hiroo (leia hirô) mas eh dificil dela lembrar desses detalhes ne. deve ter morado aqui ha muito tempo... e eu tambem nao queria ser chata, mas acho que ja estou sendo m(_ _)m. serah que a bolsa que a alinne achou no lixo era louis vuitton mesmo? aqui tem muita imitacao da louis vuitton e acho dificil encontrar uma bolsa original caresima no lixo. de qualquer maneira, vou ficar mais atenta (^_^)v ah, a experiencia de fotografar de biquini em pleno inverno no monte fuji deve ter sido mesmo o maaaximo!

  4. Nádia @ 23 Fev, 2008 : 00:37
    Hey Karina, acho que é o mal de quem estuda (ou tenta, no meu caso =P) japonês... Queria saber se é verdade se na França as japonesas tem um limite para comprar coisas da Louis Vuitton. Porque senão elas compram tudo e levam para o Japão, já escutei mais de uma vez...

  5. Julio Almeida @ 24 Fev, 2008 : 13:08
    Eu acho que tem de corrigir, mesmo, independentemente do nivel do japones. Se esta errado, corrija. Ja li varias palavras romanizadas incorretamente neste blog (mochiori, por exemplo). O mais indicado seria escrever em kanji (漢字) ou em kana (仮名), que seja. Agora, se nao souber nem mesmo romanizar, seria melhor deixar o japones de lado. Com relacao ao modo exotico dos japoneses se vestirem: muitos brasileiros acham que o Japao eh o maximo por ninguem "reparar" nas vestimentas pitorescas que algumas pessoas aqui vestem e colocam o Brasil em contraponto como um pais atrasado onde todos recriminariam alguem que se vestisse diferente. Acho que, na verdade, quem assim pensa morre de vergonha de se vestir como as garotas em shibuya, mas acham mais comodo criticar a sociedade em que vivem como se esta fosse retrograda em relacao a si proprios. Bom, minha percepcao, morando aqui, eh que nenhum japones acha normal tais roupas, nao, porem, da mesma forma que em qualquer grande cidade brasileira, as pessoas se vestem como querem e ninguem as molesta, nem mesmo verbalmente. Ontem, passou um programa na TV mostrando que realmente os japoneses, em geral, tambem nao acham normal pessoas com vestimenstas nao convencionais. Foi mostrado um casal no qual a mulher vestia-se sempre de lolita. O reporter pergunta ao marido: "Como eh sempre andar ao lado de alguem que se veste sempre assim?" Marido: "eu tenho um pouco de vergonha." (traducao livre). Depois, foram mostradas cenas do casal em lugares publicos como supermercados e centros de compras. Nos locais fechados, nao houve quem nao ficasse olhando para a dita mulher vestida de lolita. O auge foi um senhor que pulou ao virar uma esquina da prateleira do supermercado e se deparar com a lolita.

  6. Gorgeous @ 25 Fev, 2008 : 00:47
    Nadia, nao sou familiarizado com coisas da Louis Vuitton nem com a Franca, mas eu acho que nao exista tal proibicao, nao. Primeiro porque qualquer grife quer vender, nao importa a quem. Segundo, voce acha que as japonesas esgotariam todo o estoque frances da Louis Vuitton? O Japao tem mais ou menos a populacao do Brasil, apesar de o poder de compra ser alto aqui, nao eh todo mundo que pode viajar a Franca e ainda mais esgotar os estoques da Louis Vuitton. Terceiro, proibir alguem de comprar algo que esteja a venda, baseado apenas em sua nacionalidade, deve gerar algum problema legal, ainda mais na Europa. Acho que o que voce ouviu foi apenas mais um boato.

  7. Nádia @ 26 Fev, 2008 : 16:46
    Então, Gorgeous, eu também penso que teria algum problema na alfândega. Mas eu escutei isso uma vez de uma professora de economia na faculdade de jornalismo, ou seja, eu pelo menos acredito que ela tenha alguma razão para falar isso. Mas, acho que não era bem proibir, e, sim, limitar. Porque (eu, acho, também não sou especialista em economia, nem em moda) a Louis Vuitton trabalha com modelos meio exclusivos, tipo, o menos é mais =) E sei lá, quando eu fui pro Japão, meu vôo fez escala em Paris e posso garantir que a maior parte dos japoneses, melhor, das japonesas, que viajam para a França, não vão somente visitar o Louvre ou tirar fotos na torre Eiffel..

  8. Gorgeous @ 28 Fev, 2008 : 04:35
    Nao disse que vao somente visitar a tal torre ou o tal museu. Disse que por mais alto que seja o poder de compra dos japoneses, nao sao todos que podem ir a Franca e ainda mais comprar produtos LV em quantidade suficiente parar gerar qualquer limitacao relativa ao numero de itens adquiridos, pela possibilidade de por em risco a exclusividade dos produtos LV. Para mim, isso eh boato.

  9. Gorgeous @ 28 Fev, 2008 : 04:38
    Ah! Mesmo tendo problema na alfandega, se a pessoa iver dinheiro para pagar o imposto, tranquilo.

  10. kikks/moyashis @ 29 Fev, 2008 : 10:01
    Sobre LV, Paris e japas. As japas são consumistas, compram LV no Japão, na França, em qualquer lugar do mundo. Existe uma limitação, sim, e é também para evitar a revenda de bolsas. Acreditem: existe a máfia da muamba que contrata meninas japonesas para passarem dois dias em Paris e comprar bolsas na LV para serem revendidas. Tenho um amigo que morava em Londres e tinha uma amiga japa que pedia para ele ir com ela na loja para ela poder comprar mais (este caso tinha a ver com consumo e não com revenda) As lojas da LV em Paris sempre têm vendedores que falam japonês devido à grande quantidade de clientes japas. Isso não é estudo sociológico, é pura observação. Mas o que me chocou mesmo foi saber que uma das lojas da LV que mais vende NO MUNDO fica situada no Brasil...

  11. Gorgeous @ 13 Mar, 2008 : 05:36
    japas... Eu nao sei se voce sabe, mas japa eh um termo pejorativo. Se as japonesas fossem alvo de tal limitacao, por qual a razao a "mafia da muamba" contrataria justamente meninas japonesas para o servico, digamos, sujo? Sim, sao consumistas, agora, se voce ficou no Japao por menos de dois anos, nao vou nem comecar a discutir sobre o real poder aquisitivo dos japoneses em geral. Proximo, supondo que haja tal limitacao, a limitacao nao deve representar um valor tao pequeno. Deve girar em torno de valores muito altos, nao afetando os consumidores que compram tais produtos para uso privado, mas sim as supostas mafias. Por ultimo, devemos considerar que em qualquer pais decente, acho que a Franca se enquadra nisso, limitar as compras de uma pessoa por ela ser japonesa deve constituir crime de racismo, logo, de novo, supondo que haja a tal limitacao, nao deve ser especifica para japonesas apenas.

  12. Bia @ 7 Mai, 2008 : 15:36
    Alinne gosto muito do seu trabalho, que ate fiz um trabalho escolar sobre voce.! Bjos

  13. andreza @ 2 Out, 2008 : 21:57
    vc ficou muito perfeita beijos andreza

  14. antonio augusto bertrami @ 18 Out, 2008 : 16:35
    alinne moraes voce vai ter proxima novela da globo de walcyr carrasco 10 revistas da banca jornal folha de são paulo va atraz ta bertrami

  15. estrelaa @ 27 Out, 2008 : 15:02
    amuu essa garota e essa nadia e karina aiii tão é com inveja... deixam de ser fubá se vc's fossem tao 'nerds' quanto aparentam tariam no lugar da Lininha...vc's sao é duas....

  16. oiiiiiiii @ 27 Out, 2008 : 15:02
    oieee

  17. lisinha @ 27 Out, 2008 : 15:03
    concordo com a estrela

  18. lulúzia @ 27 Out, 2008 : 15:04
    concordo com a estrela

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Adriana Yoshida, metade japonesa e metade brasileira. Confesso que minha metade japonesa é meio paraguaia, já que não falo nihongo e não gosto de wasabi. Para compensar, sou obcecada pelo estilo das japas. Quero ser moderna como as Shibuya Girls, andar de salto sem cansar, carregar bolsa de mão junto com uma sombrinha (para não me queimar) e colecionar sapatos de grife. Enquanto isso não acontece, me limito a escrever sobre a moda pop do Japão, a mais legal do planeta.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados