Olá, faça o Login ou Cadastre-se
J-Look

  BlogsJ-Look › Mulheres Japonesas não engordam nem envelhecem


 

« Beleza oriental em alta

Fashion Rio confirma tendências de Tóquio »

 
29 Dez, 2007

Mulheres Japonesas não engordam nem envelhecem

Se você acha que comida japonesa é sushi e sashimi está profundamente enganado. Pelo menos na minha família, sushi era comida de festa e sashimi eu só via no reveillon. Foi por isso que eu resolvi falar sobre o livro que estou lendo nas férias: "Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam", de Naomi Moriyama, uma japonesa radicada em NY que redescobriu a verdadeira culinaria japonesa na cozinha de sua mãe D. Chizuko. Os números não mentem as mulheres japonesas tem mais anos de expectativa de vida saudável que o resto das 192 nações do mundo: cerca de 77,7 anos.

Depois que soube do sucesso do livro "Mulheres Francesas não engordam", que rendeu a autora, uma ex-executiva da maison Veuve Cliquot, a aposentadoria devido ao sucesso do seu best seller,  resolvi me jogar na literatura da culinária japonesa, até porque, nunca gostei de sushi, mas adoro o sabor da comida que minha tias japonesas levam aos mochioris (reunião em que cada convidado leva um prato de comida) da família. E também porque no Japão existe a febre do Chá verde, um antioxidante que as mulheres consomem como agua. E por último porque a pele das japonesas é invejável.

O fato é que, os japoneses são obcecados por comer bem. E uma das premissas de comer bem é comer alimentos frescos. Não é a toa que os grandes sushimans de São Palo não admitem peixe não fresco em suas cozinhas (aprenderamem casa). Mas voltando ao livro, além de algumas memórias pessoais da autora e outras receitas de pratos caseiros japoneses, o livro faz algumas passagens sobre fatos da cultura nipônica que estão presentes na memória de todos nós, descendentes.

Conta por exemplo da cultura de amassar o mochi e da máquina de fazer sembei. Mas também relembra a importância da celebração do arroz, do lado espiritual da cerimônia do chá verde e de outros segredos da culinária japonesa como os sete pilares. Deliciosa leitura para os dias de férias. Depois dela, você vai entender poque sua mãe insistia tanto para voc^|e comer daicon e tofu  e inconscientemente você vai procurar comer bem melhor. Assim como eu!

Postado por adriana yoshida | 6 comentários

Comentários

  1. Gesiane @ 30 Dez, 2007 : 09:08
    Valeu pela dica de livro... bjus

  2. Mário @ 30 Dez, 2007 : 19:21
    Realmente Adriana a culinária japonesa é muito saborosa e nutritiva. Basicamente ela utiliza ingredientes frescos (naturais) e de baixas calorias. Portanto são extremamente digestivos e fazem bem aos seus consumidores. Mas sem yasabi, não é? Abraços Amazônicos.

  3. imin 100 voluntario @ 31 Dez, 2007 : 22:06
    VC VAI AJUDAR IMIN 100? EU VOU

  4. Gorgeous @ 1 Jan, 2008 : 13:11
    Realmente. A pele das japonesas eh invejavel. Minha namorada eh japonesa e eu posso comprovar. Com relacao ao poder anti-oxidante dos chas japoneses (plural, porque existem muitos tipos), eu nao entendo muito bem. Eu sei que o cha verde (緑茶) tem essa propriedade. Entretanto, eu observo que o cha que eh bebido como agua por todos eh o bancha ou o houjicha, ate porque sao mais baratos, e eu nao sei se estes tem o mesmo poder do cha verde. Uma coisa que eu achei interessante: voce tem tias japonesas de verdade que a visitavam regularmente no Brasil? Que maximo!!!! E ainda levavam comida japonesa para voce nos mochiyori's (持ち寄り)!!!! Voce eh realmente privilegiada por poder comer a verdadeira comida japonesa desde crianca!!!!

  5. Karina Almeida @ 11 Jan, 2008 : 14:37
    eu quero ler! preciso mesmo aprender a comer melhor :P

  6. Bruno Kaneoya @ 30 Abr, 2008 : 10:17
    Muito bacana o post! Minha mãe também falava para eu comer daicon. hahaha. Só agora aprendi a comer. :) Parabéns pelo blog, gostei bastante. Abraços Bruno Kaneoya www.nipocultura.com.br

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Adriana Yoshida, metade japonesa e metade brasileira. Confesso que minha metade japonesa é meio paraguaia, já que não falo nihongo e não gosto de wasabi. Para compensar, sou obcecada pelo estilo das japas. Quero ser moderna como as Shibuya Girls, andar de salto sem cansar, carregar bolsa de mão junto com uma sombrinha (para não me queimar) e colecionar sapatos de grife. Enquanto isso não acontece, me limito a escrever sobre a moda pop do Japão, a mais legal do planeta.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados