Olá, faça o Login ou Cadastre-se
J-Look

  BlogsJ-Look › Looks do cruzamento de Harajuku


 

Paul Poiret e o oriente »

 
22 Nov, 2007

Looks do cruzamento de Harajuku

Este ano, fiz minha primeira viagem ao Japão e confesso que fiquei impressionada com tudo: a civilidade do povo, a tecnologia, os templos, mas nada me tirou mais a respiração do que o bairro de Harajuku.

O lugar é famoso por exibir a moda de rua mais excêntrica do planeta. Já havia estudado o assunto em sites e na revista japonesa especializada no assunto Fruits, que eu assino aqui no Brasil, mas nada se compara ao que é aquilo ao vivo.

Primeiro por causa do grau da loucura dos looks. Ninguém por aqui tem coragem de se montar (vestir para impressionar) daquele jeito. O exagero chega a ser caricato. Você encontra estereótipos de diversos estilos: lolitas, góticas, colorfulls, hip-hops é fauna e flora caminhando por uma rua estreita chamada Takeshita-Dori.

Segundo por causa da atitude. As mais incrivelmente elegantes nem me olharam quando tentei pedir - com meu japonês macarrônico - para tirar uma foto. Elas se vestem para elas mesmas e não se importam com a opinião alheia. Ninguém, aliás, se importa com o que o outro está vestindo. É a democracia da moda.

Separei os estilos mais comuns em Harajuku, após uma breve análise:

 Lolitas: são as adoráveis meninas que se vestem com influências vitorianas. Laços e rendas em tons pastéis, sombrinhas enfeitadas e sapatos infantis com bicos arredondados.

 

Góticas: expressam o visual dark com roupas pretas, crucifixos, correntes e máscaras.

 

Gótico Lolitas: também trazam influências da moda vitoriana (rendas e babados) mas em preto. A mistura de preto e branco (meias listradas) é bem comum.

 

Colorfull: extrapolam nas cores em roupas e acessórios. Usam ícones infantis como pirulitos, chucas e lancheiras.

Black-wannabes: é o grupo que se identifica com o Hip-hop. Abusam da sensualidade das Divas da música black americana. Os meninos, costumam usar o estilo gangsta-rap.

Entre milhares de outras combinações que passam pelo cruzamento da Omotesando Hills (avenida do bairro) a cada 10 minutos.

Postado por Adriana Yoshida | 27 comentários

Comentários

  1. patricia @ 26 Nov, 2007 : 18:30
    Adorei o seu blog ;) Eu também sou fascinada pela moda do Japão... Espero ver mais matérias legais como essa aqui. Parabéns!!

  2. Bárbara @ 26 Nov, 2007 : 21:24
    Em breve eu tô lá, pra conferir essa bagunça!

  3. Ewerthon @ 27 Nov, 2007 : 00:06
    Oi Adriana!!! Parabens pela estreia e que bom que gostou do Japao! Espero ve-la um dia aqui de novo! Harajuku realmente eh rico em especies diferentes! Um otimo lugar para "gente da moda", antropologos, curiosos e afins. hehehe Bjos

  4. Ale Sakai @ 27 Nov, 2007 : 00:57
    Oi Adriana seja bem vinda a turma dos blogueiros do centenário. Realmente é incrível essa moda em Harajuku. Já ouviu falar de grupos de Gothic Lolitas aqui no Brasil? Pois é, tem até comunidade no Orkut onde elas organizam encontros. Mas ainda não vi nenhuma desfilando na rua. O máximo que encontrei são aqueles fãs de mangá e anime andando pela Liberdade com aquelas toquinhas de urso panda na cabeça...rs... Abraços,

  5. Ewerthon @ 27 Nov, 2007 : 15:39
    So uma correcao: Omotesando Hills eh uma loja de departamentos para os bem afortunados. Vc deve ter pensado eh na Omotesando Dori, a tal avenida.

  6. Karina Almeida @ 28 Nov, 2007 : 01:22
    ja vi que vou aprender bastante com voce! adorei o tema do blog e o post de estreia tambem : )acho o maior barato essa moda maluca daqui do japao e o melhor de tudo eh que aqui ninguem tem medo de ousar. ou mesmo de sair desajeitado. eu ando com as minhas orelhinhas do mickey numa boa (protetor de orelhas, de inverno). e ja saih de sandalias e meias!! a gente tem ateh que tomar cuidado para nao passar dos limites. hihihi...

  7. Esther @ 28 Nov, 2007 : 22:20
    olá, gostei do seu blog!! Eu acho muito interessante essa moda maluca do Japão. Assim como a karina disse, uma das coisas bacanas do Japão é isso, a gente pode fazer umas combinações malucas que ninguém repara..já no Brasil...rssss bjos ! Parabéns!

  8. kakaqui @ 29 Nov, 2007 : 12:20
    adorei! adorei! queria sair montada na rua aqui no brasil mas e a coragem?

  9. Designer @ 30 Nov, 2007 : 01:36
    No Brasil tambem pode usar essas roupas numa boa. Agora, se a pessoa mora em cidades como Bastos, ai realmente acho que seria estranho. O pessoal que esta dizendo ai que gosta de combinacoes exoticas etc... mas nao da para usar no Brasil, na verdade acha bonito nos outros, mas morreria de vergonha de se vestir assim tanto no Brasil quanto no Japao.

  10. Estilista @ 4 Dez, 2007 : 04:43
    Realmente, meu bem, se voce usar a maioria dos modelitos ai de cima no Brasil, vao tirar uma da sua cara, mesmo. Afinal, no Brasil, nao ha hipocrisia suficiente para chamar cafonice de modernidade, nao, meu bem. hahahahahahahahahahahahahaha Beijos, Clo.

  11. Uberlan @ 9 Dez, 2007 : 13:13
    Quando olho pra essas fotos, uma dúvida vem a minha cabeça: A definição para Loucura no Japão é diferente da ocidental?

  12. Estilista @ 11 Dez, 2007 : 09:08
    Mesmo que a definicao seja a mesma la e ca, os "looks" ai de cima nao tem nada a ver com loucura, nao. Eh que no Japao, eh todo mundo "muderrrrrrrrnu".

  13. Claudia Yoscimoto @ 17 Jan, 2008 : 13:47
    Olá! Fucei seu blog e o adorei! Meus parabéns! Vivo por aqui há pouco tempo, mas ainda não fui a Tokyo, embora tenha ouvido falar a respeito de Harajuku e outros bairros bastante conhecidos. Mas logo qdo aqui cheguei notei que realmente existe uma democracia da moda, pois cada um se veste como quer e ninguém fica comentando ou tem medo de ser brega. Quem dera no Brasil também fosse assim, né (mas lá infelizmente há até quem espanque as pessoas só pq são diferentes ou de outras tribos. Lamentável...). Acho que seria legal se os estilistas abrissem uma exceção, pelo menos uma vez, e levassem estas pessoas às passarelas, sem se preocupar se elas estão ou não dentro das medidas-padrão, mas apenas para mostrar o estilo mesmo, a moda real das ruas de Harajuku. É isso. Bjs.

  14. Ayumi @ 6 Fev, 2008 : 18:51
    NUnca se Traduz "Gothic Lolita" Pra" góticos Lolitas" E CADÊ O VISUAL KEI AI ?? O_Õ? cade as decoras(acho q seriam as colorfull,mas decora eh mais.. decorado xD)kogals... xDD mas, não posso reclamar né, ta mto bom o blog(pelo menos fala coisas coerentes,já vi tanto absurdo escrito por ai x_x) e tbm, em Harajuku tem mtos estilos ,se for escrever sobre cada um deles, daria um site, e não um blog... \o Parabéns ;D e um dia eu ainda saio d Visual Kei ou Cosplay na rua xD

  15. Ayumi @ 6 Fev, 2008 : 18:53
    E,infezlimente, nesse mudo ainda tem gente que se julga superior pra julgar o q os outros gostam de vestir ou fazer... É por isso que o Brasil não vai pra frente D:

  16. Geraldo @ 16 Mar, 2008 : 22:51
    Olá Adriana, meu nome é Geraldo e recentemente estou fazendo uma pesquisa sobre a moda harajuku e gostaria de saber se há como te contatar p/ trocarmos algumas ideias e falar sobre o assunto. meu e-mail é: geraldobneto@gmail.com Obrigado!

  17. Ananda @ 16 Mai, 2008 : 16:15
    Oi Adriana, tudo bem? Estou fazendo minha monografia, e precisava de algumas informações a respeito da Harajuku. Além disso, eu gostaria de saber como você fez para assinar a FRUITS. Eu não encontro esta revista nas bancas. Ela é importada ou tem tradução para o Português? Muito obrigada pela atenção. Se não for muito incômodo, será que haveria a possibilidade de você mandar a resposta pro meu e-mail? san_shinta@hotmail.com MUITO OBRIGADA! m(_ _)m

  18. Joyce @ 13 Jun, 2008 : 18:22
    EU KERO IR MORA NO JAPÃO AKI NÃO TEM ESSAS ROUPA! BUÁBUÁ =(

  19. Cristina @ 26 Dez, 2008 : 21:40
    Eu amo o Japão!E um dia quem sabe eu não vá morar lá.Adorei a sua reportagem,o Japão é essa maravilha,beijos pra vc

  20. Drielle @ 22 Mai, 2009 : 13:03
    Muito suteki suas fotos.. adorei!!!! cara. é d + essa moda.. uhu!!!

  21. Drielle @ 22 Mai, 2009 : 13:10
    uhu..!!! cara eu sonho com ir ao japão.. conhecer mais suas uras. eu adoro musicas de rock japonesas..muito iradas..!!! os s e MANAGAS.. cara são muito legais. curto d + essa parada. as roupas são muito.. mas muito.. muito IRADAS..UHU!!!! SUTEKI NA DE.!!!! SAYONARA.

  22. drielle @ 22 Mai, 2009 : 13:12
    sumimasen... haaaaaa!! pc porcaria. suteki da ne!! foi mal... (animes e s)

  23. karol @ 28 Nov, 2009 : 19:52
    geeente !! gamei *_* eu quero ser lolitaaa!! já to até me imaginando.. andando por aí vestida como bonecaa!!

  24. lee yoshida... @ 11 Dez, 2009 : 20:36
    aqui no basil se vc colocar uma useira diferente te olha estranho.........imaginem um visu desses ai.....ô povinho sem cultura......mas u uso merrrmmooo tô nem ai.......quem é que paga minhas contas?hauhaua ADOOORROOOOO

  25. Yokai Sinju @ 16 Fev, 2010 : 05:53
    Essas bomequinhas que vc mostrou são chamadas de - *KOKESHIS* - elas no japão são bem famosas pois dizem que da sorte ter uma dela..... Elas são muito Kawaii <3 .... eu tenho um monte delas...:p aqui no Espirito Santo, tem uma loja que so vende ela.... e outras coisa que dão sorte.

  26. Kaori @ 3 Jun, 2010 : 09:58
    Eu amei as duas meninas de boné (um deles esta escrito i S2 love rock) eu muito legal.Eu sou descendente de japones e ja morei la e eu ameie essa roupas :3 vlw bjo xau

  27. jaciel @ 19 Abr, 2011 : 16:15
    ôla galera eu gosto muito dos estilos goticos!e eu adimiro todos os goticos! tudo que eu queria e fazer novas amizades com goticos.porque pesse que coisa rui; e não têr alguem com um bom asunto, que e o gotico...

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Adriana Yoshida, metade japonesa e metade brasileira. Confesso que minha metade japonesa é meio paraguaia, já que não falo nihongo e não gosto de wasabi. Para compensar, sou obcecada pelo estilo das japas. Quero ser moderna como as Shibuya Girls, andar de salto sem cansar, carregar bolsa de mão junto com uma sombrinha (para não me queimar) e colecionar sapatos de grife. Enquanto isso não acontece, me limito a escrever sobre a moda pop do Japão, a mais legal do planeta.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados