Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Cultura Pop

  BlogsCultura Pop › Pipoca com shoyu


 

« Rio pé quente! Brasil vence o WCS 2008!

Chindogu - a arte das coisas inúteis! »

 
21 Ago, 2008

Pipoca com shoyu

No cardápio, filmes japoneses e ocidentais mostram diferentes recortes da cultura nipônica

Japoneses e brasileiros comemoraram 100 anos de união, mas será que você entende os hábitos e o comportamento deste povo milenar? Bem, se for pelo volume de filmes sobre o assunto você já deve ser um expert. Durante muitos anos, diretores de vários países vêm tentando mostrar em suas produções um pouco do espírito japonês. E eu deixo aqui a lista dos recomendados. Quando for assistí-los, não se esqueça de reparar nos detalhes!

Uma das melhores maneiras de se entender a cultura japonesa é compará-la com outra e é por esse olhar estrangeiro que conseguimos ressaltar sua singularidade. Esse é grande barato de "Tokyo-ga" (1985), documentário sobre a vida do cineasta japonês Yasujiro Ozu feito pelo alemão Wim Wenders que percorreu o Japão com uma câmera na mão registrando tudo e tentando captar a inspiração e a maneira como Ozu fez seus filmes.  A genialidade da produção fica por conta de um país visto pelos olhos de um estrangeiro admirador fervoroso da estética japonesa. 

Já "Sol Nascente" (Rising Sun, 1993), traduz a relação básica de importância e respeito que os japoneses guardam para seus superiores.

Quando o detetive Webster (Wesley Snipes) é chamado para desvendar um assassinato numa empresa japonesa recebe a ajuda de um ex-capitão, John (Sean Connery), expert no comportamento japonês. Enquanto ensina sobre os japoneses, John força Webster a chamá-lo de Senpai, palavra japonesa que significa “superior”, enquanto refere-se ao detetive como Kouhai (“iniciante”). 

As regras sociais super definidas e o respeito ao individualismo aparecem  em "Encontros e Desencontros" (Lost In Translation, 2003) que narra a vida de Bob Harris (Bill Murray), um ator que vai ao Japão para filmar comerciais, e a recém-casada Charlotte (Scarlett Johansson), que acompanha o marido fotógrafo. Ambos se perguntam o que estão fazendo com suas vidas e a atmosfera quase “claustrofóbica” de Tóquio é a parábola usada para explicar a confusão dos dois personagens.

Mas para ter um panorama completo, nada como os filmes dos cineastas japoneses. Inspirado em um mangá, "Sakuran" (2007), mostra o universo das antigas cortesãs japonesas, mas com um visual mais moderno. A película conta a história de uma a jovem rebelde que é vendida para um prostíbulo e se torna oiran, cortesã de alta classe que chefia a casa. O andar sedutor da oiran pelas ruas vestida em seu quimono mais caro e usando Takaguetá (sandália de mandeira com 30 cm de altura) tem o objetivo de atrair maravilhados outros clientes para sua casa. Cabe ao espectador prestar atenção às minúcias para entender o todo. E é assim mesmo que o povo japonês percebe o mundo.

Agora se para você o beijo e o abraço são as maiores demonstrações de amor e carinho que pode existir, saiba que no Japão, isto é reservado apenas para a intimidade, enquanto na vida social tudo é velado. "Ima Ai Ni Yukimasu"  traduzido como "Agora vou encontrar você", de 2004 faz um retrato do comportamento romântico oriental, em que os sentimentos são revelados em pequenos gestos. No filme, o pai Takumi e o filho Yuji choram a morte de Mio, a mãe. Só que antes de morrer, Mio avisa ao filho que voltará durante o período das chuvas para visitar a família pela última vez. E ela retorna como num passe de mágica mas toda a sua memória foi apagada. Cabe ao marido reconquistá-la contando como se apaixonaram da primeira vez. É pura poesia visual!

A grande maioria dos japoneses se diz budista ou xintoísta e através disso é possível aprender muito sobre o comportamento nipônico bebendo na fonte das divindades e forças da natureza. Na animação, "A Viagem de Chihiro" (Sen to Chihiro no Kamikakushi, 2001) do diretor Hayao Miyazaki, Chihiro e seus pais atravessam um portal e chegam ao mundo dos deuses. Desrespeitando o lugar, os pais são transformados em porcos e, para salvá-los, ela tem que trabalhar na casa de banho dos deuses para se redimir e provar sua existência. A prova de que para os japoneses tudo deve ser conquistado com seu próprio esforço.

Postado por Renato Siqueira | 1 comentário

Comentários

  1. wesley @ 29 Jan, 2009 : 08:44
    queria saber como se escreve meu nome em japones

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Renato Siqueira, 29 anos. Começou a se interessar por cultura japonesa quando tinha 13 anos e nunca mais parou. Está terminando o curso de Letras Português e Japonês na USP. Foi para o Japão em 2007 e pretende voltar logo que puder! Curte anime, mangá, games, cinema, J-pop, novelas, tokusatsu, comida e tecnologia japonesas - tudo que faz o Japão ser tão interessante e que chega até nós.
 


Tags

じはんき  アフレコ  スリッパ  ポケモン  100  14  2008  50  8  Abira  aeroporto  Aichi  akihabara  Akihabara  akira  Akito  americano  anime  Anime  Animecon  animesongs  Animinas  anos  Art  Ash  Assassinos  Atae  Atsuicon  automáticas  bambus  bate-papo  bebê  blog  Bonecos  boss  branco  brasil  Brasil  Brasileiro  Brinquedos  café  cagliostro  Cancelado  carioca  Casanova  celebridade  Centenário  Center  Centro  chindogu  cidade  cinema  city  coffee  com  computadores  Con  Cool  Cosplay  cream  Crime  Cruz  cultura  Cultura  Cultural  daisuki  Day  de  dia  do  DS  dsi  dublador  dublagem  DVD  Elle  Emily  Enka  espalnhol  Estranho  estudantes  Family  Fanmix  federal  filme  Fortaleza  Friends  Fuji  Fund  Funk  Gashapon  geeks  Gravure  guarulhos  gueixa  haru  Havaianas  Hayakita  Hayao  Herói  Hibiki  Hikaru  hobby  Hokkaido  Hostess  ice  Idol  ikebukuro  imperiais  Intercâmbio  internet  invasão  japan  Japan  japonês  Japonesa  japoneses  JBC  j-drama  Jero  J-Music  jogo  jones  J-Pop  J-Squad  Ketchum  Koji  Kyabakura  Last  lee  lei  Mai  maluco  manga  Manga  mangá  Máquinas  matsuzawa  Matsuzawa  Mercado  Mix  Miyazaki  momoka  MTV  mulher  Mundo  música  namja  Naruto  nas  natsu  negro  nerd  Neve  nikkei  nintendo  nipo  no  Nobuo  novela  omedetou  Otaku  paginas  Paulo  Penpas  pipoca  pirataria  Pocky  Pokémon  pop  Pudim  Racer  receita  revista  Ricardo  Roberto  sana  Sana  São  Satoshi  Semana  Sempre  Shinjuku  shoyu  Slipper  sonhando  sorvete  Speed  Summit  Surippa  sushis  Tecnologia  Temaki  Tigarah  tokyo  tommy  Totoro  town  Toy  turista  TV  Twitter  Utada  venda  virtual  Wachowski  Wada  WCS  White  World  Yamada  Yuki  yumi  Yumi  北海道  声優  安平  早来町  自動販売機  雪だるま 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados