Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Cultura Pop

  BlogsCultura Pop › Uma fã japonesa no Brasil


 

« Last Friends: Quem vai morrer?

Essa é a Semana Cultural! »

 
14 Jun, 2008

Uma fã japonesa no Brasil

Renato Siqueira

Festa de despedida
No mês que vem acontecem no Brasil dois dos maiores eventos de animação japonesa do país. E com eles chegam uma série de cantores japoneses de AnimeSongs, as famosas músicas de anime. Até aí tudo bem.
Só que desta vez virá ao Brasil uma fã japonesa especialmente para conhecer o país e ver seus cantores preferidos ao vivo. E foi através dos meus amigos que ela acabou por conseguir o meu contato e me pediu ajuda para a viagem. Quando estava conversando com ela fiquei sabendo que os cantores desde que vieram pela primeira vez ao Brasil sempre falaram muito bem da gente. Muito ao contrário daquela visão que o japoneses tem do brasileiro delinquente e bagunceiro que vai para lá trabalhar. Neste caso especial do preconceito que os japoneses tem contra os dekasegui, muitos pagam pela irresponsabilidade e estupidez de poucos. São poucos que se metem em confusão por não saber a língua, por não respeitar as leis, por criar confusão e por não saber que "jeitinho brasileiro" só funciona aqui e não no Japão.
E foram essas pessoas que fizeram os japoneses criarem este medo dos brasileiros. Acho que o ano do Centenário da Imigração Japonesa e suas comemorações tanto no Brasil quanto no Japão servem para mostrar o lado bom do brasileiro.

Essa menina que vem para cá ouviu alguns de seus artistas favoritos dizerem que o Brasil é um país caloroso e cheio de pessoas alegres. E me disse que quando eu estava no Japão, ela me viu diversas vezes andando com os cantores e sempre teve curiosidade em falar comigo, mas ficava com vergonha. Fora isso eu ainda era citado nos blogs deles com fotinhos e coisas assim. Pra mim era engraçado apenas, mas não tinha me dado conta de quanta gente via aquilo.

Agora a fã deles vem para o Brasil e eu me sinto um pouco responsável em mostrar o lado especial da gente. Acho que foi isso que eu fiz com muitos estudantes de intercâmbio da minha faculdade. Eles vinham ao Brasil para estudar português e neste ano em que ficavam aqui, eu tentava ensinar o máximo da nossa cultura para eles. E ao mesmo tempo absorvia um pouco da cultura japonesa. Aprendi a me portar a mesa, a conversar de forma cordial com as pessoas, a entender o simbolismo e a beleza velada, entre muitas outras coisas.

Cada amigo que eu fazia, ao retornar ao país, me indicava para o próximo que chegava até que um dia eu resolvi ir para o Japão e todos me ajudaram cada um a sua maneira. Uma japonesa que havia trabalhado na prefeitura escreveu em japonês uma carta "ultra-polida" ao cônsul, outra amiga mandou a carta de convite e outro amigo me deixou dormir em sua casa, outro me acolheu por um mês, outra me deixou dormir na casa dela em Kyoto e depois mais um outro me deixou morar em sua casa em Tóquio por mais dois meses. Fora os cantores que me levavam para cima e para baixo em shows, viagens, entrevistas, jantares cada vez mais malucos regados a muito saquê. Acho que se não fosse por causa de todos esses amigos, eu provavelmente não teria visto o lado tão maravilhoso do Japão. Não teria descoberto a maneira certa de se fazer amizades e de provocar um sorriso na cara séria e constante de um japonês que havia acabado de conhecer. Se eu não tivesse feito esses amigos não teria aproveitado tanto o Japão. Não teria passeado pelas ruas barulhentas de Ameyokocho em Ueno e nem visto os rockabillies malucos do Yoyogi koen e muito menos colocado as mãos no torii de Miyajima. Nessas duas semanas em que a fã vai estar aqui, eu espero poder mostrar a ela um pouco da nossa cultura e fazer com que ela saia daqui vendo tudo aquilo que os cantores japoneses acham maravilhoso. E que talvez nós com nossos olhos esfumaçados pela poluição das cidades, com a preocupação da vida cotidiana e repetitiva ou pelos escândalos da política não enxergamos.

Eu espero que ela goste daqui e talvez depois de alguns anos volte para cá para aprender português, fazer muitos amigos e se divertir com o nosso jeito de ser.
A semana cultural do Centenário da Imigração Japonesa começa amanhã aqui em São Paulo e eu espero que a relação entre os dois países melhore cada vez mais.
Postado por Renato Siqueira | 1 comentário

Comentários

  1. Felipe A. Aukay @ 14 Jun, 2008 : 03:48
    Prezado Renato; Estarei de patida para o Japão em Janeiro de 2009 para fazer uma turne em diversas cidades com minha banda 7cities. Como esta ultima é uma incognita, gostaria que vc tomasse tempo para acesar nosso myspace e dar sua opinião sobre o que esperar com nosso estilo musical. Estamos todos muito ansiosos. nosso Site é; www.myspace.com/7citiesband e meu email é felipeaaukay@7citiesband.com Muito obrigado pelo seu tempo e paciencia. Forte abraço e parabens pelo seu trabalho exemplar. Felipe.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Renato Siqueira, 29 anos. Começou a se interessar por cultura japonesa quando tinha 13 anos e nunca mais parou. Está terminando o curso de Letras Português e Japonês na USP. Foi para o Japão em 2007 e pretende voltar logo que puder! Curte anime, mangá, games, cinema, J-pop, novelas, tokusatsu, comida e tecnologia japonesas - tudo que faz o Japão ser tão interessante e que chega até nós.
 


Tags

じはんき  アフレコ  スリッパ  ポケモン  100  14  2008  50  8  Abira  aeroporto  Aichi  akihabara  Akihabara  akira  Akito  americano  anime  Anime  Animecon  animesongs  Animinas  anos  Art  Ash  Assassinos  Atae  Atsuicon  automáticas  bambus  bate-papo  bebê  blog  Bonecos  boss  branco  brasil  Brasil  Brasileiro  Brinquedos  café  cagliostro  Cancelado  carioca  Casanova  celebridade  Centenário  Center  Centro  chindogu  cidade  cinema  city  coffee  com  computadores  Con  Cool  Cosplay  cream  Crime  Cruz  cultura  Cultura  Cultural  daisuki  Day  de  dia  do  DS  dsi  dublador  dublagem  DVD  Elle  Emily  Enka  espalnhol  Estranho  estudantes  Family  Fanmix  federal  filme  Fortaleza  Friends  Fuji  Fund  Funk  Gashapon  geeks  Gravure  guarulhos  gueixa  haru  Havaianas  Hayakita  Hayao  Herói  Hibiki  Hikaru  hobby  Hokkaido  Hostess  ice  Idol  ikebukuro  imperiais  Intercâmbio  internet  invasão  japan  Japan  japonês  Japonesa  japoneses  JBC  j-drama  Jero  J-Music  jogo  jones  J-Pop  J-Squad  Ketchum  Koji  Kyabakura  Last  lee  lei  Mai  maluco  manga  Manga  mangá  Máquinas  matsuzawa  Matsuzawa  Mercado  Mix  Miyazaki  momoka  MTV  mulher  Mundo  música  namja  Naruto  nas  natsu  negro  nerd  Neve  nikkei  nintendo  nipo  no  Nobuo  novela  omedetou  Otaku  paginas  Paulo  Penpas  pipoca  pirataria  Pocky  Pokémon  pop  Pudim  Racer  receita  revista  Ricardo  Roberto  sana  Sana  São  Satoshi  Semana  Sempre  Shinjuku  shoyu  Slipper  sonhando  sorvete  Speed  Summit  Surippa  sushis  Tecnologia  Temaki  Tigarah  tokyo  tommy  Totoro  town  Toy  turista  TV  Twitter  Utada  venda  virtual  Wachowski  Wada  WCS  White  World  Yamada  Yuki  yumi  Yumi  北海道  声優  安平  早来町  自動販売機  雪だるま 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados