Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Cultura Pop

  BlogsCultura Pop › Jero: negro é o maior cantor de enka do Japão


 

« Havaianas comemoram 100 anos de Brasil-Japão

Speed Racer: a visão americana do mangá »

 
5 Mai, 2008

Jero: negro é o maior cantor de enka do Japão

Reprodução
Descobri um cantor que é o inverso da funkeira japonesa Tigarah do post anterior. Ele se chama Jero, um negro americano que está sendo considerado pela crítica japonesa como um dos maiores cantores de enka do Japão.

E ele é tão bom, mas tão bom que é chamado pelos japoneses de 黒船 (Kurofune) ou "navio negro". Essa corruptela só foi usada uma vez no Japão em 1850 para designar os quatro navios de guerra americanos sob o comando do Commodore Matthew Perry que forçou o arquipélago a abrir seus portos para o comércio com o ocidente sob a ameaça de bombardeio.

Jero virou sensação no Japão com a música 海雪(Umi Yuki), um clássico por lá. Mas sinceramente, o que mais me chamou a atenção foi no jeito gangsta rapper do cara. Ele não se veste como um cantor de enka tradicional usando um quimono ou terno, mas sim calças largas e bonés de baseball. Isso sem falar nos passos de dança ensaiados de um típico clipe de hip-hop. Por incrível que pareça Jero tem sangue japonês. Ele nasceu em Pittsburgh nos EUA, mas sua avó japonesa o ensinou desde cedo a paixão pela música tradicional.

E o que o Jero e Tigarah têm em comum? É justamente o inusitado. Enquanto aqui a gente fica espantado com uma funkeira tipicamente japonesa, por lá eles se espantam com um cantor de enka nada convencional.



Postado por Renato Siqueira | 12 comentários

Comentários

  1. Elisa K. @ 5 Mai, 2008 : 14:21
    Renato, admiro sempre a sua sintonia com o universo japonês contemporâneo, com conhecimentos tão vastos que, creio, muitos milhares de brasileiros que lá residem até desconhecem. Sobre o tal Jero, é muito provável que a sua voz negra acabe por destronar muitos cantores tradicionais, assim como ocorreu no ambiente de sumô. Ou será jogada de algum marqueteiro para dar uma "refrescada" no ambiente viciado do Enka? Uma nova roupagem é sempre bem-vinda.

  2. kikks/moyashis @ 6 Mai, 2008 : 03:51
    UAU, Renato! Uma figura este Jero, enka eletrônica... eu particularmente não curto este som, mas achei esta sua descoberta ótima (e tem uma parte meio hip-hopada!!!). Acho que ele e Tigarah tem outra coisa em comum: a difusão do estilo "japa-mano", o que dá um nó na cabeça das pessoas. Eu acho o máximo. Você sabe se o Jero já faz o maior sucesso nas baladas do Ypê?

  3. Izidório @ 6 Mai, 2008 : 22:45
    Jero é a maior novidade do Enka desde o surgimento do coloridíssimo Hikawa Kiyoshi. E "Umiyuki" está direto nas listas dos singles mais vendidos, disputando não apenas com os grandes cantores de Enka tais como Hikawa Kiyoshi, Mizumori Kaori, Kawanaka Miyuki e Itsuki Hiroshi, mas vendendo tão bem quanto um artista de J-pop, chegando a estar no #8 da Oricon. Não duvido nada que ele esteja no Kouhaku Utagassen em Dezembro. E quem apostou no Jero foram duas figuras de peso que compuseram "Umiyuki", o letrista Akimoto Yasushi e o compositor Uzaki Ryudo. Akimoto é o autor de várias músicas de sucesso, incluindo "Kawa no nagare no you ni", "Ajisai bashi", "Serafuku wo nugasanaide", "Boy no Theme", "Yoake no Mew", "Nantetatte Idol", "Valentine Kiss" e "Fuyu no Opera Glass". Já Uzaki tem em seu currículo boa parte dos sucessos da inesquecível Yamaguchi Momoe.

  4. sadao @ 8 Mai, 2008 : 02:00
    renato, muito legal o seu blog e e' legal saber que tem gente deixando o brasil informado sobre a cultura pop japonesa. realmente, jero e' um fenomeno no mercado musical enka, que ja' estava mesmo precisando de um refresh, ja' que nao tinha nada muito novo desde o Hikawa Kiyoshi. dizer que ele e' o "maior" cantor, acho um exagero, mas com certeza, como vc bem citou, ele e' o mais inusitado! so pra complementar o que o izidorio-san disse, o produtor e compositor das musicas do Jero e' o Akimoto Yasushi. O cara e' muito bom compositor e, principalmente, otimo marketeiro. nao tinha como o jero dar errado tendo ele por tras. melhor dizendo, se o Jero nao fosse pra dar certo, com certeza o Akimoto nao teria nem chegado perto.

  5. Paty @ 9 Mai, 2008 : 20:10
    Quando Eu estava assistindo o Music Japan da NHK, na semana passada me admirei com esse cantor.Eu nem gosto tanto de enka mas a voz dele era LINDA!!!

  6. Julio Almeida @ 12 Mai, 2008 : 22:50
    Ola, Renato. Faco-lhe uma pergunta, apesar de voce nao ter o costume de participar das discussoes em seu blog: voce acredita que Jero tem esse talento especial para enka pelo fato de ter sangue japones? Se a resposta for nao, por qual motivo voce citou esse fato "tao importante" em seu texto? Acredito que se sua intencao tivesse sido explicar porque o rapaz interessou-se por enka, dizer a nacionalidade da avo ja bastaria, por ja implicitar a primeira afirmacao. Eh bastante pitoresco alguem tao envolvido com a cultura japonesa, apesar de nao ter "sangue japones" e, por isso mesmo, supostamente saiba que sangue nao tem relacao alguma com o fato de um individuo assimilar ou nao uma cultura, com tais citacoes.

  7. Renato Siqueira @ 22 Mai, 2008 : 14:40
    Oi, Julio. Eu não acho que ele tenha talento só por ter sangue japonês, mas eu acho que a existência da avó foi fundamental para que ele tivesse vontade de aprender enka, principalmente morando em Pittsburgh e vindo de uma cultura completamente diferente. Ele mesmo disse isso em uma entrevista. Eu acho que não tem nada a ver esse lance de ter assimilado a cultura só porque é japonês ou não. Mas eu acho sim que em certo momento há alguma influência dessa cultura. Ninguém nasce sabendo. Se não fosse assim, eu não aprenderia japonês e nem me interessaria pela cultura. E não tenho nenhum traço japonês, nenhum familiar e tal.

  8. robertinho casanova @ 5 Set, 2008 : 19:45
    Ola renato vc nao me conhece!! e curtir muito a sua opiniao sobre o cantor americano... abracos do cantor pop e enka roberto casanova...tem a minha historia e o meu video e fotos ai para vc,s curtirem, e o que vc precisar sobre os acontecimentos aqui do japao pode me dar um toque...mata ne,,,08016170775

  9. Izidório @ 7 Set, 2008 : 12:53
    E em breve começam as famosas especulações para o Kouhaku Utagassen, o festival musical de virada de ano da NHK. O grande sonho do Jero (e a promessa que ele fez para a avó) é se apresentar no Kouhaku. Aliás, ele lançou um CD excelente de releituras. Gostei bastante das versões que ele fez para "Yozora" do Itsuki Hiroshi e "Hisame" do Kayama Akio (música que está num comercial de ice coffee estrelado pelo Jero).

  10. Maiara @ 7 Out, 2008 : 09:33
    oiiiiiii gente, entrem nesse site é muito legal, da pra vcs fazerem pesquisas no google com imagem de quem vcs mais gostam no fundo.. http://criative.mysuperyes.com.br/

  11. luzalto @ 6 Fev, 2009 : 22:53
    Achei muito interessante ,que ele jerome white disse em entrevista ,sua avó materno nasceu no japão ,provincia de Okayamaken .Sendo portanto imigrantes japoneses para USA

  12. fabricio @ 13 Nov, 2009 : 07:41
    por favor podem me traduir para o portugues a musica Kawa No Nagare No Youni???? ficarei muito grato desde ja...o meu muito obrogado! fabricio ffabricioffranzoni@yahoo.com.br

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Renato Siqueira, 29 anos. Começou a se interessar por cultura japonesa quando tinha 13 anos e nunca mais parou. Está terminando o curso de Letras Português e Japonês na USP. Foi para o Japão em 2007 e pretende voltar logo que puder! Curte anime, mangá, games, cinema, J-pop, novelas, tokusatsu, comida e tecnologia japonesas - tudo que faz o Japão ser tão interessante e que chega até nós.
 


Tags

じはんき  アフレコ  スリッパ  ポケモン  100  14  2008  50  8  Abira  aeroporto  Aichi  akihabara  Akihabara  akira  Akito  americano  anime  Anime  Animecon  animesongs  Animinas  anos  Art  Ash  Assassinos  Atae  Atsuicon  automáticas  bambus  bate-papo  bebê  blog  Bonecos  boss  branco  brasil  Brasil  Brasileiro  Brinquedos  café  cagliostro  Cancelado  carioca  Casanova  celebridade  Centenário  Center  Centro  chindogu  cidade  cinema  city  coffee  com  computadores  Con  Cool  Cosplay  cream  Crime  Cruz  cultura  Cultura  Cultural  daisuki  Day  de  dia  do  DS  dsi  dublador  dublagem  DVD  Elle  Emily  Enka  espalnhol  Estranho  estudantes  Family  Fanmix  federal  filme  Fortaleza  Friends  Fuji  Fund  Funk  Gashapon  geeks  Gravure  guarulhos  gueixa  haru  Havaianas  Hayakita  Hayao  Herói  Hibiki  Hikaru  hobby  Hokkaido  Hostess  ice  Idol  ikebukuro  imperiais  Intercâmbio  internet  invasão  japan  Japan  japonês  Japonesa  japoneses  JBC  j-drama  Jero  J-Music  jogo  jones  J-Pop  J-Squad  Ketchum  Koji  Kyabakura  Last  lee  lei  Mai  maluco  manga  Manga  mangá  Máquinas  matsuzawa  Matsuzawa  Mercado  Mix  Miyazaki  momoka  MTV  mulher  Mundo  música  namja  Naruto  nas  natsu  negro  nerd  Neve  nikkei  nintendo  nipo  no  Nobuo  novela  omedetou  Otaku  paginas  Paulo  Penpas  pipoca  pirataria  Pocky  Pokémon  pop  Pudim  Racer  receita  revista  Ricardo  Roberto  sana  Sana  São  Satoshi  Semana  Sempre  Shinjuku  shoyu  Slipper  sonhando  sorvete  Speed  Summit  Surippa  sushis  Tecnologia  Temaki  Tigarah  tokyo  tommy  Totoro  town  Toy  turista  TV  Twitter  Utada  venda  virtual  Wachowski  Wada  WCS  White  World  Yamada  Yuki  yumi  Yumi  北海道  声優  安平  早来町  自動販売機  雪だるま 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados