Agenda › Em Registro, barcos iluminam rio no Dia de Finados
Em Registro, barcos iluminam rio no Dia de FinadosTodos os anos, na época de Finados, a cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, faz uma homenagem aos falecidos com o Tooro Nagashi, quando barquinhos (“tooro”) levando velas acesas e o nome dos mortos são colocados no rio Ribeira de Iguape.
Essa tradição, que existe também no Japão, começou a ser praticada em Registro em 1955, para homenagear vítimas de afogamento do rio. No ano passado, cerca de 2.000 barquinhos foram levados pela correnteza do rio, à noite, colorindo a superfície da água. Com isso acredita-se que o caminho dos espíritos é iluminado e pede-se paz.
A parte dos barquinhos acontece na noite do Dia de Finados, mas o evento todo, que envolve cerimônias ecumênicas e shows, acontece nos dias 1º e 2 de novembro, no Parque Beira-Rio.
No dia 1º, a partir das 18h, haverá show de taiko (tambores japoneses) e de danças. No dia 2, às 9h, haverá um culto a vítimas de acidentes na rodovia BR-116, em um local próximo à estrada. A partir das 15h, acontecem demonstração de sumo, cerimônia de purificação de águas do rio e culto ecumênico aos antepassados. A colocação dos tooros na água acontece às 19h30 e, no final, haverá show com fogos de artifício.
Os tooros custam R$ 10 cada um. Podem ser adquiridos antecipadamente, na secretaria da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro - Bunkyo (r. Nakatsugawa, 165, Vila Tupy, tel. 13-3822-4144) ou no dia, no parque. Os organizadores colocam o nome da pessoa falecida no tooro e solta-o junto com os outros barquinhos, do meio do rio. |
InformaçõesTooro Nagashi de RegistroOnde Parque Beira Rio – r. Miguel Aby-Azar – Registro (SP) Quando 1º de novembro, das 18h às 23h, e 2 de novembro, das 9h às 23h Quanto Entrada gratuita Contato Tel. (13) 3822-4144/2865 www.tooronagashi.nw.org.br |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil