Agenda › Simpósio discute identidades nipo-brasileiras
Simpósio discute identidades nipo-brasileirasAs múltiplas identidades da comunidade nipo-brasileira são o tema de um simpósio que acontece no dia 20 de setembro na Fundação Japão, em São Paulo. A organização é do Descubra Nikkei (www.discovernikkei.org), site desenvolvido pelo Japanese American National Museum, de Los Angeles (EUA).
O evento "100 anos de imigração japonesa: as múltiplas identidades da comunidade nikkei" abordará três temas. O primeiro será a agricultura, área em que os imigrantes japoneses exerceram grande influência no Brasil. Participam da discussão produtores de Celso Ramos (SC), São Gotardo (MG), Teixeira de Freitas (BA) e Ituverava (SP).
O segundo tema será sobre o campo das artes e a identidade cultural, com participação do artista plástico Roberto Okinaka, do arquiteto e designer gráfico Ricardo Ohtake e de Jo Takahashi, diretor de cultura e artes da Fundação Japão.
Finalmente, o simpósio abordará a questão dos dekasseguis (trabalhadores brasileiros que vivem no Japão), como as perspectivas desse grupo no Brasil e no Japão. Participam os especialistas de áreas diversas, como a socióloga Lili Kawamura, Elisa Sasaki, a psicóloga Kyoko Nakagawa, o cineasta Helio Ishii e a jornalista e historiadora Célia Oi.
O simpósio tem a colaboração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, da Associação Brasileira de Estudos Japoneses e da Fundação Japão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rsvp@discovernikkei.org.
|
InformaçõesSimpósio:100 anos de imigração japonesa: as múltiplas identidades da comunidade nikkei Onde Fundação Japão – av. Paulista, 37, 1º andar Quando 20 de setembro, das 9h às 17h30 Quanto Entrada gratuita. Inscrições pelo e-mail rsvp@discovernikkei.org Contato Tel. (11) 3209-5465 (museu da imigração) www.discovernikkei.org |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil