Agenda › Palestra explica a produção do livro em quadrinhos “O Catador de Batatas”
Palestra explica a produção do livro em quadrinhos “O Catador de Batatas”O quadrinista Bruno D’Angelo e o roteirista Ricardo Giassetti, autores do livro em quadrinhos “O Catador de Batatas e o Filho da Costureira” (ed. JBC, 112 pgs., R$ 24,90), participam de um bate-papo sobre a produção da obra na Abra (Academia Brasileira de Arte), na unidade do Brooklin, em São Paulo, no dia 6 de setembro, às 14h.
“O Catador...” conta a história de um imigrante japonês que chega ao Brasil a bordo do Kasato Maru, em 1908, e de um jovem neto de escravos criado por uma costureira, que se conhecem em uma fazenda de café.
Para contar a trajetória de cada um, o livro utiliza um recurso visual diferente: a trajetória do negro Isidoro começa de um lado, com falas em português e tradução para o japonês no pé das páginas. Já a do ex-combatente de guerra Ikemoto começa na capa oposta, e as falas são em japonês, com tradução para o português no pé da página. As páginas vão conduzindo o leitor pelas histórias de cada um, até elas se encontrarem e se unirem, numa alusão à mistura de culturas e povos que faz parte da formação do Brasil.
Os autores falarão sobre as pesquisas, a criação e as negociações para publicar a obra.
Bruno D’Angelo, coordenador dos sites Quatro Rodas e Placar, da Editora Abril, publica profissionalmente desde os 18 anos e já foi finalista do HQ Mix e do Eisner Awards, além de ter sido premiado na Bienal de Design Gráfico da ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil).
Ricardo Giassetti, jornalista e publicitário, foi editor, roteirista e tradutor de quadrinhos como “Sandman”, “Spawn” e “X-Men”. Seu último trabalho de ficção histórica foi "Down the River", publicado na antologia “Gunned Down” (Terra Major, 2006, EUA). |
InformaçõesPalestra: Produção de “O Catador de Batatas e o Filho da Costureira”Onde Abra – unidade Brooklin – av. Santo Amaro, 3454 Quando 6 de setembro, 14h30 Quanto Entrada gratuita Contato Tel. (11) 3881-1200 www.abra.com.br |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil