Agenda › Músicos japoneses tocam obras modernas com instrumentos tradicionais
Músicos japoneses tocam obras modernas com instrumentos tradicionaisUm grupo de seis músicos japoneses apresenta obras clássicas e contemporâneas do Japão ao som de instrumentos tradicionais como koto, shamisen (ambos de cordas) e shakuhachi (flauta de bambu), a partir de 31 de julho, em quatro cidades brasileiras.
O espetáculo “Sons do Japão – do tradicional ao modermo”, liderado por Masako Kawamura, instrumentista de koto (espécie de cítara japonesa), será apresentado em Curitiba, São Paulo, Campinas (SP) e Vargem Grande (SP).
Os músicos executam peças de Tadao Sawai, conhecido compositor japonês do século 20. Em cada cidade, um músico brasileiro participa do show como convidado especial. Para isso, o compositor e tecladista japonês Akira Inoue, que também vem ao Brasil, compôs uma peça baseada nos trabalhos dos músicos convidados. O resultado será uma fusão de sons de koto, shamisen, shakuhachi, violão ou viola caipira (conforme o músico brasileiro).
Em Campinas, haverá também um workshop com Masako. A preferência será dada aos estudantes da área de música da Unicamp.
Esta é a primeira vez que Masako Kawamura se apresenta na América do Sul. Ela é professora em universidades e no Sawai Sokyokuin, uma escola de koto e shamisen. Akira Inoue é também arranjador e produtor musical. Em 1981, lançou o disco solo “3Gravitations”. Nesse mesmo ano recebeu o prêmio de arranjo da Record Taisho, com a peça “Rubi no Yubiwa” (O anel de Rubi), de Satoshi Terao.
O grupo traz ainda Fumiko Waku (koto), Junko Ihara (koto e shamisen, outro instrumento de cordas), Ryouzan Sakata (shakuhachi, uma flauta japonesa de bambu) e Satoshi Fukuda (shakuhachi).
O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, com o apoio da Fundação Japão, da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa e do teatro Fecap. |
InformaçõesSons do Japão – do tradicional ao modernoEm Curitiba 31 de julho, às 20h. Auditório do Museu Oscar Niemeyer – r. Marechal Hermes, 999 Entrada gratuita. Em São Paulo 2 de agosto, às 21h, e 3 de agosto, às 19h Teatro Fecap - av. Liberdade, 532 Ingressos: R$30 e R$15 (meia). Em Campinas 4 de agosto, às 20h Centro de Convivência - praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí Entrada gratuita. Em Vargem Grande Paulista 5 de agosto, às 19h ACE Vargem Grande Paulista – Rod. Raposo Tavares, km 45 Entrada gratuita. |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil