Carlos Villalba |
 |
A instrumentista Tamie Kitahara, do Quinteto de Música Tradicional Japonesa, se apresentará no dia 27 de maio |
CCBB mostra a influência japonesa na música brasileira
Composta por seis apresentações, que reúnem cerca de 40 músicas, a série Crisantemúsica! Reflexos da Imigração Japonesa, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, pretende mostrar um panorama da influência do Japão na música brasileira. Os shows acontecem entre os dias 20 de maio e 24 de junho .
A curadoria é do compositor Arrigo Barnabé, que também criou o nome “Crisantemúsica!”, inspirado no crisântemo - símbolo da família imperial japonesa - e no livro “Crisantempo”, de Haroldo de Campos, que reverencia a literatura global, incluindo a japonesa.
Serão apresentadas desde peças tradicionais populares da cultura japonesa até músicas contemporâneas. Confira a programação:
20 de maio - Arrigo Barnabé
O compositor Arrigo Barnabé criou a peça “Viver” especialmente para o Crisantemúsica! e utilizou influências da música contemporânea japonesa de Minoru Miki, além de referências do filme “Viver” de Akira Kurosawa. A composição será executada por Heitor Fujinami (violino), Paulo Braga (piano) e Kitty Pereira (koto – espécie de harpa "horizontal" com treze cordas).
27 de maio - Camilo Carrara e Quinteto de Música Tradicional Japonesa
Violonista, arranjador, compositor e produtor, Camilo Carrara – que em 2004 lançou o CD “Canção do Sol Nascente” – interpretará composições japonesas especialmente transcritas para o violão, como os clássicos “Aka Tombo“ (A Libélula Vermelha) e "Sakura" (A Cerejeira). Na segunda parte do show, o Quinteto de Música Tradicional Japonesa apresentará peças como “Kuro Kami”, do século 18. O grupo é formado por Tamie Kitahara (foto) e Álvaro Nishikawa (shamisen – instrumento com três cordas - e jushitguen – koto de dez cordas), Mary Saito (shakuhachi), Fernando Neves e Kitty Pereira (koto).
3 de junho - Ricardo Bologna
Com especialização em marimba (instrumento de percussão, semelhante ao xilofone) no Conservatório de Rotterdam (Holanda), o percussionista apresentará peças de Minoru Miki (“Marimba Spiritual”), Tokuhide Niimi (“For Marimba I”), Maki Ishii (“Thirteen Drums”) e Keiko Abe (“Wind Sketch”). Com acompanhamento doGrupo de Percussão da USP, formado por César Masano Cavalotti, Fábio Manzione Ribeiro e Gíldon Cardoso.
10 de junho - Livio Tragtenberg
Compositor, diretor de espetáculos multimídia, produtor musical e saxofonista, Livio Tragtenberg se apresentará com a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, que tem Reiko Nagase (koto) e Yuko Ogura (sanguen - espécie de banjo) como solistas. No repertório, canções como “Um Sonho” (L. Tragtenberg), “Otiba” (melodia tradicional japonesa) e “Sin principio ni fin” (L. Tragtenberg).
17 de junho - Luis Afonso Montanha, Mário Manga e Quarteto Aydar
O músico da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo executa peças compostas para clarineta. Entre elas: ‘”Clarinete Solitud” (Joji Yuasa) e “Fary Ring” (Tokuhide Niimi), em que será acompanhado pela pianista Karin Fernandes. Na segunda parte , o guitarrista Mário Manga apresenta a inédita “Variações Massao Hata” – composta especialmente para o projeto –, acompanhado pelo Quarteto Aydar: Márcia Fukuda Uhlemann (violino 1), Heitor Fujinami (violino 2), Marcos Fukuda (viola) e Ricardo Fukuda (cello).
24 de junho - Shen Ribeiro
Shen Ribeiro estudou skakuhachi (instrumento de sopro de bambu) na Universidade de Belas Artes de Tóquio, onde teve aulas com Goro Yamaguchi (considerado um Tesouro Nacional Japonês). Em 1999, tocou shakuhachi para o imperador e a imperatriz do Japão, no Palácio Imperial de Tóquio.
|
Informações
Crisantemúsica! – Reflexos da Imigração Japonesa
Onde:
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
R. Álvares Penteado, 112, Centro - São Paulo
Quando:
De 20 de maio a 24 de junho, sempre às terças, em duas sessões: às 13h e 19h30
Quanto:
R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido ou pelo telefone (11) 2163-2000. Clientes do Banco do Brasil que apresentarem o cartão do banco na bilheteria pagam meia-entrada
Contato:
Tel.: (11) 3113-3651 e 3113-3652
Site: www.bb.com.br/cultura
|