Agenda › Brasileiros mostram trabalhos em homenagem ao butô
Brasileiros mostram trabalhos em homenagem ao butôTrês apresentações marcam a presença do Brasil na homenagem ao butô do evento Tokyogaqui, no mês de março: “Foi Carmen”, com Emilie Sugai, e “Corpo 1” e “Blink”, da Companhia Tamanduá. Como não podia de ser, todos os dançarinos têm alguma ligação com o diretor Takao Kusuno, precursor do butô no Brasil e um dos homenageados do nono andar da Unidade Provisória do SESC Avenida Paulista, junto com Kazuo Ohno. Os espetáculos são todos gratuitos.
“Foi Carmen” é uma obra inédita em São Paulo e foi idealizada e dirigida por Antunes Filho para o aniversário de 99 anos de Kazuo Ohno no Japão trata de temas como arquétipos, estereótipos e fetichismo. A dançarina e coreógrafa Emilie Sugai, que em sua formação em dança teve influências de Kusuno, chegou a apresentar “Foi Carmen” no Japão (veja o perfil de Emilie Sugai neste site).
Já a Companhia Tamanduá de Dança-Teatro, fundada por Takao Kusuno, apresenta duas obras, cada qual com dois dançarinos. Em “Tamanduás, aqui em bando – Corpo 1”, Dorothy Lenner e Julio Vilan revisitam, por meio de fragmentos de vídeos, o primeiro espetáculo de Kusuno no Brasil, “Corpo 1”.
Já em “Tamanduás, aqui em bando – Blink”, Key Sawao e Ricardo Iazzetta colocam foco na relação do corpo com o tempo, espaço e a memória. A dupla foi a criadora e intérprete da última obra de Kusuno, “Quimera – O Anjo vai voando”. |
InformaçõesTokyogaqui – Ohno 101+KusunoOnde: Unidade Provisória SESC Avenida Paulista Av. Paulista, 119 (próximo à estação Brigadeiro do metrô), São Paulo Contato: Tel.: (11) 3179-3700 Site: www.sescsp.org.br Foi Carmen, com Emilie Sugai Quando: 22 e 23 de março, às 20h Quanto: Grátis. Retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo. Tamanduás, aqui em bando – Corpo 1, com Dorothy Lenner e Julio Vilan Quando: 27 de março, às 20h Quanto: Grátis. Retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo. Tamanduás, aqui em bando – Blink, com Key Sawao e Ricardo Iazzetta Quando: 28 de março, às 20h Quanto: Grátis. Retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo. |
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil